A FilmBrazil está de volta aos festivais internacionais de forma presencial. A primeira ação da plataforma de internacionalização da APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, após dois anos de restrições, será no Ciclope Festival em Berlim, na Alemanha, entre os dias 8 e 10 de novembro, para representar suas associadas, ampliar seu relacionamento com o mercado internacional e apoiar a presença de nove produtoras brasileiras, sendo elas DaHouse, Dirty Work, Domo, Le Cube, Lobo, O2 Filmes, Ocean Films, Stink Films e Vetor Zero.
Além da participação nos três dias, estando presente em painéis, palestras e estudos de caso, a plataforma ainda irá realizar um evento de relacionamento entre as associadas e os players do mercado no Soho House, no dia 9 de novembro, às 18h. "Nesses últimos dois anos, tivemos que 'estar presentes' de outras formas e foi realmente desafiador. Mas agora, com a retomada do mercado, conseguiremos ir até Berlim para o Ciclope, sendo a nossa primeira ação desde 2020. A Europa representa importante fatia das nossas exportações. Mesmo com todas as adversidades, 32% de todo volume exportado em 2021 (de US$ 32,5 milhões) foram para países europeus (Reino Unido; França, Espanha e Alemanha). Estarmos de volta é de extrema importância para promovermos o setor audiovisual e atrairmos novas parcerias", comenta Marianna Souza, presidente-executiva da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.
Em relação ao conteúdo, a FilmBrazil ainda contará com uma associada na programação oficial do Ciclope. Douglas Bernardt, diretor da Stink Films, irá palestrar no "Meet the Director"; no dia 9 de novembro às 16h55 (horário local). Após o sucesso do short film "Bluesman", para Baco Exu do Blues, Bernardt novamente se destaca pelo filme "Sonho", para Nego Bala. Assim, a conversa com o diretor se baseará no processo criativo deste novo projeto, que conquistou um Grand Prix no Ciclope Latino.
Já no último dia, a cerimônia de premiação do festival será responsável por encerrar o evento. Os premiados do Ciclope Awards foram escolhidos por um Grand Jury e um Executive Jury, formado por 131 profissionais, entre eles seis brasileiros, dos quais três são associados da FilmBrazil: Renata Dumont, Managing Director & Executive Producer na Stink Films; Mateus de Paula Santos, Chief Creative Officer & Founder na Lobo; e Otávio Machado, Director na Paranoid.
Entre os finalistas, estão nove associadas da plataforma, sendo elas: Antfood, DaHouse Audio, Iconoclast, Jamute, Landia, O2 Filmes, Satelite Audio, Stink Films e Zombie Studio. "O Ciclope é uma importante vitrine para os países europeus, apresenta o melhor do craft mundial. Sem dúvida nenhuma, um orgulho poder ver produtoras brasileiras nessa premiação", finaliza Marianna.