FilmBrazil volta presencialmente aos festivais internacionais

A FilmBrazil está de volta aos festivais internacionais de forma presencial. A primeira ação da plataforma de internacionalização da APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, após dois anos de restrições, será no Ciclope Festival em Berlim, na Alemanha, entre os dias 8 e 10 de novembro, para representar suas associadas, ampliar seu relacionamento com o mercado internacional e apoiar a presença de nove produtoras brasileiras, sendo elas DaHouse, Dirty Work, Domo, Le Cube, Lobo, O2 Filmes, Ocean Films, Stink Films e Vetor Zero.

Além da participação nos três dias, estando presente em painéis, palestras e estudos de caso, a plataforma ainda irá realizar um evento de relacionamento entre as associadas e os players do mercado no Soho House, no dia 9 de novembro, às 18h. "Nesses últimos dois anos, tivemos que 'estar presentes' de outras formas e foi realmente desafiador. Mas agora, com a retomada do mercado, conseguiremos ir até Berlim para o Ciclope, sendo a nossa primeira ação desde 2020. A Europa representa importante fatia das nossas exportações. Mesmo com todas as adversidades, 32% de todo volume exportado em 2021 (de US$ 32,5 milhões) foram para países europeus (Reino Unido; França, Espanha e Alemanha). Estarmos de volta é de extrema importância para promovermos o setor audiovisual e atrairmos novas parcerias", comenta Marianna Souza, presidente-executiva da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.

Em relação ao conteúdo, a FilmBrazil ainda contará com uma associada na programação oficial do Ciclope. Douglas Bernardt, diretor da Stink Films, irá palestrar no "Meet the Director"; no dia 9 de novembro às 16h55 (horário local). Após o sucesso do short film "Bluesman", para Baco Exu do Blues, Bernardt novamente se destaca pelo filme "Sonho", para Nego Bala. Assim, a conversa com o diretor se baseará no processo criativo deste novo projeto, que conquistou um Grand Prix no Ciclope Latino.

Já no último dia, a cerimônia de premiação do festival será responsável por encerrar o evento. Os premiados do Ciclope Awards foram escolhidos por um Grand Jury e um Executive Jury, formado por 131 profissionais, entre eles seis brasileiros, dos quais três são associados da FilmBrazil: Renata Dumont, Managing Director & Executive Producer na Stink Films; Mateus de Paula Santos, Chief Creative Officer & Founder na Lobo; e Otávio Machado, Director na Paranoid.

Entre os finalistas, estão nove associadas da plataforma, sendo elas: Antfood, DaHouse Audio, Iconoclast, Jamute, Landia, O2 Filmes, Satelite Audio, Stink Films e Zombie Studio. "O Ciclope é uma importante vitrine para os países europeus, apresenta o melhor do craft mundial. Sem dúvida nenhuma, um orgulho poder ver produtoras brasileiras nessa premiação", finaliza Marianna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui