ATSC apresenta evolução do padrão

O Advanced Television Systems Committee, responsável pelo desenvolvimento do padrão de TV digital usado nos Estados Unidos, apresenta no NAB Show, em Las Vegas, algumas das evoluções que a TV americana deve ter com o ATSC 3.0. O padrão está em fase inicial de desenvolvimento. Em março do ano passado, o comitê fez um convite aberto para que se enviassem sugestões sobre a camada física do padrão.

Segundo o ATSC, a nova versão do padrão, que deve ser adotada nos Estados Unidos na próxima década, permitirá transmitir conteúdo UHDTV (3840×2160 a 60 quadros por segundo), adotando codecs mais avançados que os em uso atualmente. Além disso, deve permtir trabalhar de forma integrada a transmissão aberta pelo ar e o envio de conteúdo pela Internet, trazendo ferramentas de interatividade e vídeo sob demanda (total, pela Internet, ou através da pré-gravação de conteúdos enviados pelo ar e gravados no televisor do usuário). O ATSC também estuda incluir no padrão ferramentas que permitam a medição de audiência de forma mais eficaz.

O padrão não será retrocompatível que a versão atual do ATSC, demandando, portanto, uma nova transição de padrão no país. No ano passado, o então chairman da FCC, Julius Genachowski, destacou no evento em Las Vegas que, desta vez, não há espectro disponível para realizer uma transição com transmissão simultânea em dois padrões, como aconteceu, na transição da TV analogical para a digital.

Este ano, o chairman da FCC Tom Wheeler não mencionou o problema de espectro em seu discurso no evento da NAB. Wheeler disse apenas que a FCC estará pronta para o padrão quando o padrão estiver pronto e pediu para os broadcasters trabalharem em conjunto com o govenro nesta transição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui