SescTV exibe documentários de denúncia sobre desmatamento

Nesta sexta-feira, dia 10 de maio, a partir das 23h, o SescTV exibe sequencialmente os documentários em curta-metragem "Para Onde Foram as Andorinhas?" e "Quentura", ambos dirigidos por Mari Corrêa. As produções fazem parte de uma seleção de filmes com a temática indígena e abordam, especialmente, a questão do desmatamento nas regiões ocupadas pelos índios.

Os filmes retratam como os povos que habitam o Parque Indígena do Xingu, na região do Mato Grosso, estão sentindo no dia a dia os impactos das mudanças climáticas, que atingem sua base alimentar, seu sistema de orientação no tempo, sua cultura material e seus rituais. O primeiro deles, "Para Onde Foram as Andorinhas?", leva no título o questionamento dos indígenas Kawaiweté, que vivem na parte sul da Amazônia brasileira e consideram o aparecimento desses pássaros como prenúncio de chuva. Contudo, segundo eles, as andorinhas quase não aparecem mais, principalmente por conta do desmatamento na reserva em que vivem. As alterações climáticas e suas consequências também são o tema do documentário "Quentura". O filme se passa na comunidade de Acaricuara, no Amazonas, onde indígenas denunciam um grande incêndio na mata que durou cerca de três meses. Segundo eles, o desmatamento contribuiu para que as pessoas contraíssem mais doenças.

"Para Onde Foram as Andorinhas?" será exibido no dia 10/05, sexta-feira, às 23h, com reapresentações no dia 12, domingo, às 14h30; e no dia 14, terça-feira, à 1h. Já "Quentura" vai ao ar inicialmente no dia 10, sexta-feira, às 23h25, com reapresentações no dia 12, domingo, às 14h55; e no dia 14, terça-feira, à 1h25. Ainda durante o mês de maio o SescTV exibe outras produções com o tema "Territórios Indígenas", como "Yuxiã", "Índios no Poder" e "Yaõkwa".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui