Panasonic apresenta tecnologia de gravação em cartão

Em resposta ao lançamento da nova mídia da Sony (disco de laser azul), a Panasonic anunciou nesta terça-feira, 8, em Las Vegas, em entrevista reservada e após o fechamento da feira, que está desenvolvendo uma linha de produtos com gravação baseada em cartões de memória tipo Flash. A tecnologia consiste em juntar quatro cartões de memória SD (Secure Digital) em um cartão PCMCIA, que é usado como mídia de gravação em câmeras e decks.
A gravação em cartões de memória traz algumas vantagens, como maior velocidade no acesso ao conteúdo, durabilidade, economia de energia e menor manutenção, já que não são necessários dispositivos mecânicos para controlar a mídia. Contudo, a capacidade desses cartões ainda é relativamente pequena. Atualmente, o cartão SD com maior capacidade no mercado conta com 512 Mb, totalizando 2 Gb para o cartão completo proposto pela fabricante japonesa. Segundo a Panasonic, atualmente já é possível fazer cartões SD de 1 Gb, o que daria a cada cartão PCMCIA uma capacidade para gravação de 18 horas de material DVCPro ou nove horas de material DVCPro 50.

Baixo custo

A Panasonic defende que o preço da mídia SD diminui rapidamente, na mesma proporção em que sua capacidade de armazenamento aumenta. Isso porque esse tipo de mídia é muito usado em produtos como câmeras fotográficas digitais e reprodutores de música digital.
Com isso, segundo a fabricante, o preço de lançamento das mídias deve ser baixo e sua evolução (no que diz respeito à capacidade) já estaria garantida. A empresa espera que em 2006, por exemplo, já existam cartões SD de 16 Mb.
A previsão da Panasonic é lançar os produtos dessa linha na próxima NAB, em 2004.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui