Apple aumentará revenue share dos desenvolvedores em assinatura de apps

A Apple apresentou duas grandes novidades para desenvolvedores de aplicativos na noite da última quarta-feira, 8, as funcionalidades Subscription Enhancements (melhorias no serviço de assinaturas que chega no começo do segundo semestre) e Search Ads (promoção de apps por busca que será liberada no final do ano).

No serviço de assinaturas, uma das novidades é que Apple vai aumentar a participação dos provedores de conteúdo na divisão da receita ao longo do tempo. No primeiro ano de assinatura, a divisão continua sendo a atual: 30% para a Apple e 70% para o parceiro de conteúdo. A partir do segundo ano, porém, a participação da Apple cai para 15% e a do parceiro sobe para 85%.

"Esse anúncio nos deixou bastante animados. No entanto, o aumento de share é só para usuários que estão pagando por mais de um ano na base", explicou Eduardo Henrique, gerente global do Play Kids. "Isso é música para os nossos ouvidos na Movile, pois sempre lançamos novos conteúdos – como vídeo, áudios e livros do Play Kids – que atraem novos assinantes".

Outra mudança no regimento das assinaturas de apps é a opção de "assinaturas compartilhadas". Ela permite a um usuário assinar por um pacote de aplicativos de uma mesma empresa, no lugar de fazer várias assinaturas. Henrique confirmou ao MOBILE TIME, portal também editado pela Converge Comunicações, que os aplicativos da família Play Kids – Play Kids, Play Kids Stories e Play Kids Party – vão ganhar a opção de pacote compartilhado quando liberado pela Apple.

As assinaturas dos apps poderão ser feitas com diferentes durações (ano, mês ou semana) ou diferentes categorias (básico, premium, pro). Com isso, o usuário pode mudar sua assinatura quando desejar – aumentando ou reduzindo o valor de acordo com seu bolso.

Destacam-se nas alterações, a possibilidade de "renovação automática" das inscrições e uma opção que facilita para desenvolvedores de aplicativos a cobrança em assinaturas com moedas de diferentes países – algo que amplia a possibilidade de crescimento sem fronteiras ou barreiras econômicas para os criadores.

Search Ads

A outra funcionalidade liberada pela Apple ontem é a publicidade de aplicativos na busca dentro da App Store, o Search Ads. Um criador de apps poderá dar destaque ao seu aplicativo no topo das buscas da App Store. Inicialmente, essa opção de admobile será liberada apenas para desenvolvedores dos Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui