Ex-apresentadores da TV Cultura promovem petição contra gestão atual do canal

Em vídeo publicado na página do ator e apresentador Luciano Amaral ("No Mundo da Lua", "Castelo Rá Tim Bum") no último domingo, 9, ex-apresentadores da TV Cultura manifestaram-se contra a atual gestão da emissora paulista. O vídeo lembra uma série de atrações que deixaram a grade e promove uma petição no site Avaaz destinado ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao conselho curador da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora, e ao presidente da instituição, Marcos Mendonça. Os organizadores da petição "Eu quero a RTV Cultura viva" afirmam no documento, que na noite desta segunda, 10, com mais de 38 mil assinatura, que vão "lutar para impedir o desmanche" da emissora. "Queremos a Cultura Viva, mas queremos que ela seja ainda mais pública, que ouça a sociedade, que espelhe de forma criativa a complexidade e a efervescência cultural do nosso estado e do Brasil", diz o documento.

No texto da petição, o movimento Eu Quero a Cultura Viva questiona o fim de programas como "Zoom", "Grandes Momentos do Esporte", "Vitrine", "Cocoricó" e "Bem Brasil". Ainda de acordo com o texto, a extinção dos programas seria acompanhada por um processo de demissões em massa, precarização das relações de trabalho, estrangulamento das equipes de jornalismo e radialismo, enfraquecimento da produção própria e sucateamento da infraestrutura. O movimento ainda critica a entrega "sem critérios públicos" de horários de programação a grupos privados como a Folha de S. Paulo e a retirada do sinal do canal das antenas parabólicas, que excluiria 30 milhões de pessoas.

Resposta

Questionada por Tela Viva, a emissora emitiu uma resposta oficial aos questionamentos do movimento Eu Quero a Cultura Viva. Na resposta, a instituição admite o corte de gastos em diversos setores, com destaque para o recente desligamento de 46 colaboradores dos programas "Viola Minha Viola" e "Provocações", que seguem no ar apenas com reprises. No entanto, a emissora alega que a economia do país passa por dificuldades e que não é a única a promover cortes. "Assim como milhares de outras empresas e instituições, (a Cultura) tem se empenhado em atravessar a crise com o mínimo de danos possíveis", diz o canal na resposta oficial.

Além disso, a emissora defende a qualidade da programação e destaca a continuidade de programas próprios como "Ensaio", "Manos e Minas", "Sr. Brasil", "Quintal da Cultura", "Roda Viva", "Metrópolis", "Cartão Verde", "Repórter Eco" e "Jornal da Cultura", além do lançamento de atrações como "Persona em Foco", "Roda Viva Internacional" e "Roda Viva Temático". A emissora não comentou a retirada do sinal das parabólicas, mas exaltou o avanço alcançado ao longo dos últimos anos na distribuição do sinal.

Confira ma integra a resposta:
Ganhadora de mais de 400 premiações nacionais e internacionais, a TV Cultura continua a produzir programas para os mais diversos públicos e a receber prêmios e indicações, como ao Prix Jeunesse Iberoamericano, pelo Quintal da Cultura, Que Monstro Te Mordeu? e Incluir Brincando. Em março, o canal conquistou ainda dois troféus do Prêmio APCA, pelo Quintal da Cultura e Um Pouquinho de Brasil, da Rádio Cultura FM. Além disso, a Cultura foi considerada a segunda emissora em qualidade de programação do mundo, atrás apenas da BBC.
Neste difícil momento enfrentado por todo o país, a TV Cultura, assim como milhares de outras empresas e instituições, têm se empenhado em atravessar a crise com o mínimo de danos possíveis. Infelizmente, a instituição teve que cortar gastos em diversos setores e serviços, incluindo o desligamento de 46 colaboradores, dos quais faziam parte as equipes do Viola, Minha Viola e Provocações, cujas reprises permanecem na grade.
Nas últimas semanas, muitas pessoas têm se manifestado, especialmente nas redes sociais, sobre a TV Cultura. Respeitamos todas as opiniões, porém, queremos esclarecer que não há desmonte ou terceirização da emissora. As ações de contenção não alteraram a programação da TV Cultura, que atualmente exibe uma grade diversificada e de qualidade. Atualmente, a emissora leva ao ar inúmeras atrações próprias, que são gravadas em seus estúdios, como Ensaio, Manos e Minas, Sr. Brasil, Quintal da Cultura, Roda Viva, Metrópolis, Cultura Livre, JC Debate, Cartão Verde, Matéria de Capa,Repórter Eco e Jornal da Cultura, além de novos programas como Persona em Foco, Roda Viva Internacional e Roda Viva Temático. Também gravou recentemente, na Sala São Paulo, o especial de 10 anos do Sr. Brasil e o tributo a Inezita Barroso. Além disso, dá prosseguimento a parcerias com produtoras e outras emissoras para que o público possa ter acesso aos mais diversos conteúdos produzidos no país.
A TV Cultura também ampliou sua presença no território nacional, nos últimos dois anos. O alcance da emissora teve crescimento de 80% e, atualmente, chega a 20 estados brasileiros. Já a cobertura nos municípios teve crescimento de 107%, alcançando 1757 cidades em junho de 2015. Em 2013, esse número não chegava a 850. Atualmente, 117 milhões de pessoas têm acesso à programação da TV Cultura em canal aberto. Há dois anos, o sinal era disponível para 68 milhões de habitantes.

Colocamo-nos à disposição para dialogar com o público que tanto prestigia e se preocupa com a emissora. Nosso objetivo é continuar a produzir programação de qualidade, que há 45 anos orgulha a todos os brasileiros.

5 COMENTÁRIOS

  1. A Tv Cultura, a melhor emissora do país, não pode ficar fora das Parabólicas, que segundo o IBGE PNAD 2013, são 24 milhões de Parabólicas no satélite C2. E recente a emissora também tirou seu sinal Digital do C3, onde com um LNB a mais na mesma Parabólica sintoniza todos os canais multicultura. Pela volta na TV Cultura em um desses dois satélite, principalmente no C2.

  2. Sobre a falta de qualidade e a não constância do Sinal Digital da TV Cultura Campinas (10.1). Existem FALHAS de sinal, prejudicando seriamente a compreensão e/ou a apreciação de qualquer programa desta Emissora. Estou situado em região alta, a apenas 10km da Antena Retransmissora. Lamentável!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui