Ventre Studio, Coral Europa, Canal Brasil e TVI coproduzem a série "Os Últimos Dias de Abadiânia"

Ventre Studio, Canal Brasil, Coral Europa e TVI estão coproduzindo a primeira série de coprodução internacional independente no Brasil e em Portugal. Dirigida por Marina Person ("Califórnia") e com o ator Marco Nanini no papel de João de Deus, "Os Últimos Dias de Abadiânia" conta com um grande elenco: Bianca Comparato (da série da Netflix "3%"), Karine Teles ("Que Horas Ela Volta?" e "Os Últimos Dias de GIlda"), Antonio Saboia ("Bacurau" e "O Mecanismo") e as atrizes portuguesas Ana Sofia Martins (da série da Netflix "Glória") e Dalila Carmo ("Na Corda Bamba"). Patricia Corso e Leo Moreira são roteiristas e co-criadores. 

"Desde o início do desenvolvimento da série no Ventre Studio, pensamos na importância da dimensão internacional dessa história. Na ficção, essa ferramenta tão poderosa para se discutir o real, a perspectiva estrangeira se dá através das personagens portuguesas. Com a parceria do Canal Brasil, Coral Europa e TVI, estamos realizando uma das primeiras coproduções internacionais para séries independentes no país, uma prática cada vez mais comum em territórios europeus e norte-americanos. A série torna-se, assim, pioneira, tanto na forma e alcance de seu conteúdo, quanto na estruturação inovadora de negócio", diz Paula Cosenza, produtora e sócia do Ventre Studio. 

"Muito felizes com este projeto conjunto do Canal Brasil com a TVI, Coral Europa e Ventre Studio. A coprodução é um modelo trabalhado no mundo inteiro e firmar essa parceria para levar o conteúdo brasileiro para além do nosso país, atingindo um público ainda maior, vai ao encontro de todos os nossos objetivos", diz André Saddy, diretor do Canal Brasil. 

"É um motivo de orgulho para toda a equipa da Coral Europa esta primeira coprodução com o Brasil. Estamos claramente a investir no caminho da internacionalização e encontramos na TVI, no Ventre Studio e no Canal Brasil os parceiros ideais para concretizarmos esta minissérie sobre uma história tão atual, impactante e socialmente relevante", afirma Bruno Santos, diretor-geral da Coral Europa. 

"A TVI está muito feliz por ser parceira nesta coprodução que ficciona uma história de impacto mundial e que terá duas atrizes portuguesas no elenco. Estamos ansiosos e cheios de expectativa para o início das gravações e com a certeza que será um grande projeto", conta Cristina Ferreira, diretora de ficção e entretenimento da TVI. 

A série ficcional, inspirada em eventos reais, conta a história de duas irmãs que chegaram em Abadiânia 17 anos antes da prisão de João de Deus. Uma delas fica traumatizada com os abusos e violações sofridas, enquanto a outra vira uma fiel funcionária do médium, afirmando que vivenciou o milagre da cura da irmã. A trama se desenrola durante o reencontro das duas irmãs, que culmina em um plot twist. 

"As três protagonistas na nossa série representam as mulheres reais que começaram o escândalo: Carmem representa a fé nos poderes de cura de João de Deus, Cecília representa as vítimas de abuso e Ariane (filha da Carmem) faz o papel de uma menina que só percebe que foi abusada após a fala de outras mulheres", explica a diretora Marina Person. 

Nanini é o antagonista da trama: "O convite para participar de 'Os Últimos Dias de Abadiânia' me fez mergulhar na história que inspira a série. Certamente será um desafio interpretar essa personagem. Contamos com um roteiro excelente, uma diretora muito talentosa e um grupo de atores que admiro. Estou animado", afirma o ator.

A produção de "Os Últimos Dias de Abadiânia" tem a predominância feminina na equipe, principalmente nas posições de liderança, nas quais as decisões criativas e executivas são tomadas por mulheres. O projeto também possui o acompanhamento da Bem Querer Mulher, iniciativa de acolhimento integral a mulheres que sofrem violência no Brasil, para a leitura sensível dos roteiros e apoio presencial no set durante as filmagens das cenas mais delicadas. 

"Os Últimos Dias de Abadiânia" conta com uma diária de gravação em Portugal, além das filmagens no Brasil, e o set será todo apoiado pelo Cinema Verde. Essa é uma iniciativa que visa reduzir o impacto ambiental causado pelas produções audiovisuais. As vendas internacionais são lideradas pela Onza Distribution e começaram em outubro, na MIPCOM. 

(Foto: Mariana Caldas) 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui