Star Original Productions estreia quatro filmes nos cinemas só no segundo semestre de 2023

Cena de "O Sequestro do Voo 375" (Foto: Divulgação Star Original Productions)

"O Sequestro do Voo 375", filme do Estúdio Escarlate em coprodução com a Star Original Productions com distribuição pela Star Distribution, já está em cartaz nos cinemas. O longa foi dirigido por Marcus Baldini e produzido por Joana Henning. 

A trama é inspirada em um acontecimento real. Em setembro de 1988, Raimundo Nonato Alves da Conceição, um homem insatisfeito com a situação política do Brasil e cansado com a falta de empregos e oportunidades para sua família, sequestra o avião da Vasp 375 que partia de uma escala Confins, em Belo Horizonte, com destino ao Rio de Janeiro. O seu objetivo era mudar a rota aérea para colidir com o Palácio do Planalto e matar o ex-presidente da república, José Sarney. Assista ao trailer: 

O coprodutor Constâncio Viana pesquisou a história por mais de uma década. O ponto de partida, que não foi intencional, aconteceu quando após quase sofrer um acidente aéreo em uma viagem para Moçambique, Viana resolveu estudar casos da aviação mundial. Aí, teve a ideia de produzir um documentário sobre o sequestro do voo 375 da Vasp. Ao lado de Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate, concluiu que a história tinha potencial para se transformar em um filme de ficção, baseado em fatos reais. 

Produção 

Para dar vida à história real do sequestro do voo 375, a produção brasileira foi gravada no estúdio Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP), e contou com uma robusta estrutura de filmagens, sendo fiel aos detalhes da época, especialmente na recriação do Boeing. A equipe criou duas estruturas de avião para recriar cenas de ponta cabeça e que simulam as manobras realizadas pelo piloto tanto na cabine de pilotagem quanto na cabine de passageiros. Além disso, foram usados quatro aviões ao longo de todo o projeto. 

Prêmios e festivais 

Ao longo do ano, o longa esteve presente em festivais. No último mês de outubro, marcou presença no encerramento de gala do Festival do Cinema do Rio, foi destaque na Mostra de São Paulo e, no LABRFF, em Los Angeles, foi premiado como Melhor Roteiro. O filme ainda participou do razilian Film & Television Festival of Toronto, realizado no Canadá, e no Circuito Penedo de Cinema (AL). E recentemente, a produção foi tema de um painel exclusivo na CCXP 23, com a presença de Baldini e Henning. Os dois contaram curiosidades da produção e também debateram a importância de valorizar o cinema nacional. 

O filme ganhou um podcast especial homônimo, que conta com seis episódios. Com depoimentos de testemunhas, convidados especiais, especialistas do caso e materiais exclusivos, o podcast já está disponível pelo Spotify. 

Trajetória da Star Original Productions 

Selo da The Walt Disney Company voltado para o cinema nacional e séries da América Latina, a Star Original Productions lançou, só no segundo semestre de 2023, quatro títulos nos cinemas: "Perdida", com direção de Katherine Chediak Putnam e Luiza Shelling Tubaldini e codireção de Dean W Law, em julho; "Vai Ter Troco", produzido pela Amaia Produções com direção de Mauricio Eça, em agosto; "Não Tem Volta", uma coprodução com a Conspiração Filmes com direção de César Rodrigues, em novembro (e já fora de cartaz nos cinemas); e agora "O Sequestro do Voo 375", em coprodução com o Estúdio Escarlate e direção de Marcus Baldini – o primeiro baseado em fatos reais. 

Com a estratégia de coprodução de filmes para o cinema, o grupo garante também que irá alimentar suas plataformas de streaming, Star+ e Disney+, com conteúdos originais nacionais – "Perdida", por exemplo, estreou nos cinemas em julho e já está disponível em ambas as plataformas. O formato é semelhante ao que faz o grupo Globo que, graças à Globo Filmes, uma das maiores coprodutoras do cinema nacional, também garante estreias constantes de filmes no serviço de streaming, o Globoplay. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui