Diretora do Twitter defende utilização do microblog por TVs

Os comentários no Twitter podem substituir a medição de audiência tradicional? Esses "tweets" , como são chamadas as mensagens postadas, podem aumentar a audiência de um programa de TV? As questões foram colocadas pela diretora de parcerias de mídia do Twitter, Chloe Sladden, que participou de um painel no MipTV, mercado internacional de conteúdo, nesta segunda-feira, 12, em Cannes.
Em sua apresentação, a executiva explicou os motivos pelos quais as estratégias que incluem o micro-blog são importantes para os veículos de mídia. "Em primeiro lugar, a sua audiência está no Twitter e está falando de seu programa. Segundo, o Twitter é, muitas vezes, a maneira como as pessoas encontram o que assistir. É como um EPG em tempo real", comparou.
Ela falou sobre uma experiência realizada em parceria com a MTV americana durante a premiação Video Music Awards 2009. Em um site, fotos de determinados artistas ganhavam destaque conforme seus nomes eram mencionados no Twitter. Esse site foi mostrado durante a premiação, para que os espectadores fossem levados a interagir. "Tivemos um milhão de 'tweets' durante a transmissão", diz. Ela questionou também a importância do Twitter em relação à medição de audiência tradicional, e se é possível aumentar a audiência de um programa por meio de seus comentários no Twitter. "Foi a maior audiência do VMA em seis anos", conta.
Para estudar esse tipo de experiência, a empresa lançou uma nova plataforma, o Twitter Media Hub. No endereço media.twitter.com é possível encontrar estudos de caso com uso do micro-blog. "A ideia é ampliar isso para outros territórios fora dos Estados Unidos", conta.
A audiência internacional do Twitter, aliás, corresponde a 60% do total. O microblog, que recebe diariamente cerca de 50 milhões de mensagens, tem aumentado sua audiência internacional à medida que o site é lançado em versão local. Chloe destacou o Brasil como um dos países que é muito presente no Twitter, por "adorar as mídias sociais".
Ela conta ainda que o Twitter apresentará nessa terça-feira, 13, novas formas de monetização do microblog, que devem incluir "um tipo diferente de publicidade".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui