Globo anuncia série musical, remake de novela e documentários para o Globoplay

Executivos e talentos da Globo (Foto: Divulgação)

Na noite desta quarta-feira, 12 de abril, a Globo levou ao palco principal do RIO2C as novidades de 2023. Com o conceito "Do Plim ao play: vamos juntos fazer acontecer?", que destaca a indústria criativa do país, a apresentação contou com a presença de executivos e grandes talentos artísticos da Globo que destacaram a potência das parcerias no mercado audiovisual nacional e as histórias que nascem de todos os lugares e de todos os cantos do Brasil. 

Amauri Soares, diretor da TV Globo, relembrou as conquistas do último ano, com destaque para a ampliação do olhar para diversidade: "No ano passado, nesse palco, falei de Brasil. Do nosso olhar para a sociedade brasileira, que alimenta o nosso processo criativo, de onde a gente extrai as nossas histórias. Falamos de diversidade religiosa e agora estamos no ar com uma novela que tem uma protagonista evangélica e que fala sobre essa diversidade; da diversidade regional, da importância dos sotaques, e estamos com uma novela das seis que se passa em Minas Gerais, uma das sete no Rio de Janeiro, uma das nove no Maranhão e uma próxima que se passará no Mato Grosso do Sul. Representar e inspirar essa sociedade diversa é uma missão que levamos muito a sério e temos o privilégio de ser a casa da televisão no Brasil e de ter o Brasil como a grande matéria prima dos nossos conteúdos".

Erick Brêtas, diretor de produtos digitais e canais pagos, destacou o fomento da Globo ao mercado audiovisual nacional através de parcerias com diferentes representantes do setor: "A gente quer reforçar a mensagem de que todas as nossas janelas, todas as nossas plataformas, estão à disposição dos criadores. Para que todos possam aproveitar a confluência entre tecnologia e criatividade. No último ano, investimos R$ 5 bilhões em talentos, direitos e produção de conteúdo. Cerca de R$ 1,5 bilhão em tecnologia. Produzimos, junto com vocês, nossos parceiros, mais de 1020 horas de histórias inéditas. E se olharmos só para a Globo, foram 27 mil horas de produções inéditas em nossos canais e plataformas. Temos muito orgulho dessas conquistas. Contar histórias é nossa razão de existir".

Novidades de programação 

Em reality show, as novidades são "Let Love", programa sobre relacionamentos comandando por Sabrina Sato e João Vicente, que estreia no segundo semestre no Multishow e no Globoplay; e as novas temporadas de "No Limite", que estreia em julho na TV Globo, gravado na Amazônia em parceria com a Endemol com apresentação de Fernando Fernandes; de "Túnel do Amor", exibido no Multishow e no Globoplay, uma produção da Floresta e no ar em abril com nova apresentadora, Ana Clara; e de "The Taste Brasil", que volta ao Brasil no GNT e no Globoplay, em uma parceria com a Moonshot, com lançamento no segundo semestre do ano.

Silvio Guindane, ator de séries como "A Divisão", original Globoplay, subiu ao palco para falar sobre "Verônika", nova série original da plataforma em parceria com o AfroReggae. "É uma série ousada, que conta a história de uma advogada carioca, preta e bem sucedida. Ela mantém o DNA das séries que fazem sucesso no Globoplay. Meu processo de começar a dirigir rolou naturalmente junto ao grupo Globo. Por isso enalteço a coragem das pessoas à frente do grupo, de confiarem em pessoas ousadas, como o AfroReggae Audiovisual. É um trabalho de entretenimento e muita ação", adiantou. 

Mayra Lucas, CEO da produtora Galé, também subiu ao palco para falar sobre as novas temporadas da série original Globoplay "Rensga Hits". A primeira, lançada no ano passado, será exibida na TV aberta em agosto deste ano. Já as temporadas 2 e 3 serão filmadas juntas. A segunda estreia em 2024, no Globoplay. 

No elenco de "Terra e Paixão", próxima novela das nove da Globo, Tony Ramos e Barbara Reis contaram sobre o remake de "Renascer", do universo criativo de Benedito Ruy Barbosa e que terá uma releitura feita por Bruno Luperi, com previsão de estreia em 2024 na TV Globo. Comentaram, também, sobre a segunda parte de "Todas as Flores", já disponível no Globoplay, e a exibição da trama na TV Globo a partir de agosto. E falando sobre novelas produzidas para primeira veiculação no streaming, apresentaram "Guerreiros do Sol'" assinada por George Moura e Sergio Goldenberg, com direção artística de Rogério Gomes e com estreia prevista no Globoplay em 2024. 

Pedro Bial e Rafael Portugal apresentaram as novidades em documentários. Nos últimos anos, o Globoplay lançou 42 produções do gênero, realizadas tanto pela Globo quanto em parceria com produtoras brasileiras. E para os próximos meses estão previstos lançamentos de títulos no Globoplay como "Vale dos Isolados: O Assassinato de Dom e Bruno", uma série produzida pelo jornalismo da Globo e dirigida por Sônia Bridi, com estreia prevista para junho; e "Xuxa, O Documentário", série documental inédita em cinco episódios coproduzida com a Endemol, com direção de Pedro Bial e lançamento em julho. A grande novidade, já anunciada para 2024, é o retorno de Walter Salles na direção da série documental sobre o jogador de futebol "Sócrates Brasileiro", coprodução entre Vídeo Filmes, Anonymous e o Esporte da Globo.

Portugal também falou sobre dois novos projetos seus com a casa: uma série para o Globoplay e um talk show para o Multishow, com produção do Porta dos Fundos em parceria com a plataforma. 

Ainda sobre o gênero, Bial apresentou a grande novidade da TV Globo, a volta do "Linha Direta" à programação no dia 4 de maio, com apresentação do próprio Bial e inovações em narrativa e distribuição das histórias, incluindo o "Linha Direta Podcast", que acrescenta novas impressões e depoimentos de bastidores. E, por falar em podcast, Rafael Portugal lembrou que a Globo é, atualmente, a maior financiadora do formato no Brasil e detentora do podcast de jornalismo mais ouvido do país e terceiro maior da América Latina: "O Assunto". Em 2023 estão previstos os lançamentos de 15 novos títulos. 

Adriana Esteves e Eduardo Sterblitch comandaram a apresentação das séries, com destaque para o lançamento de "Os Outros", série de ficção do Globoplay e da TV Globo, criada e escrita por Lucas Paraizo, com base em um argumento de Fernanda Torres, direção artística de Luisa Lima e produção dos Estúdios Globo, e que estreia na plataforma de streaming no dia 31 de maio. Os dois estão no elenco da produção e adiantaram que a série é "inspirada em realidades que vemos em noticiários". Já a autora Manuela Dias apresentou cenas inéditas de "Justiça 2" e revelou que a série terá cenas gravadas em Ceilândia, no Distrito Federal. 

Ravel Andrade trouxe informações inéditas sobre "Raul Seixas: Metamorfose Ambulante", coprodução da O2 Filmes, em que ele dará vida ao artista. Ravel aproveitou a participação para contar sobre outro projeto, em que contracena com seu irmão, Júlio Andrade: a série "Betinho: no Fio da Navalha". O projeto, uma coprodução com o AfroReggae Audiovisual, conta a história real do criador de um dos maiores movimentos de solidariedade do Brasil, a Ação da Cidadania, e estreia no Globoplay em novembro. 

Luís Miranda anunciou a produção da segunda temporada de "Encantado's" e a estreia da primeira no dia 2 de maio na TV Globo. Uma criação de Renata Andrade e Thais Pontes, a série é fruto da oficina de humor para roteiristas negros da Globo. Um movimento de fomento à diversidade e inclusão, que traz o colorismo para as telas e conversa diretamente com o futuro que a Globo propõe construir junto aos representantes do mercado audiovisual brasileiro. 

Por fim, a autora Rosane Svartman apresentou "Vicky e a Musa", o primeiro musical dos Estúdios Globo com versões para o Globoplay e para o canal Gloob, que celebra o poder da transformação da arte. A música e a dança, em especial, são o fio condutor da história que começa a partir da amizade de duas meninas: Vicky (Cecília Chancez) e Luara (Tabatha Almeida). 

Fátima Bernardes e Pedro Bial encerraram a apresentação, reforçando o momento de transformação do mercado audiovisual, que exige dos profissionais a busca, também constante, por adaptação e reinvenção. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui