Melhor caminho para tributar OTTs seria criar novo imposto, sugere advogado

Os serviços prestados por aplicações over the top (OTTs), como streaming de vídeo e de música, não se encaixam nem nas definições para incidência de ICMS e nem de ISS. Na prática, esses serviços são de uma natureza que não está prevista na legislação tributária brasileira, o que dificulta decidir que impostos deveriam ser recolhidos e para quem. A melhor solução neste caso seria a criação de um tributo novo, dedicado às OTTs, sugere o advogado Fábio Fraga, do escritório Trouw & Fraga Advogados.

Fraga acredita que vivemos uma fase de transição, em que novos serviços e produtos surgem com a rapidez dos avanços tecnolóficos, mas a legislação tributária não consegue acompanhar na mesma velocidade.

O caminho mais natural seria tentar encaixar os novos serviços em alguma classificação pré-existente. Mas Fraga encontra vários problemas em qualquer uma das alternativas possíveis. Ele entende que não são serviços de comunicação e nem de informática. Um dos aspectos que dificulta a definição no caso de streaming de música e vídeo é que não há uma "obrigação de fazer", o que caracterizaria a prestação de um serviço, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). O que haveria, sim, é uma "obrigação de disponibilizar" o conteúdo para acesso pelo usuário, descreve Fraga.

"As classificações atuais não funcionam. Talvez estejamos diante de algo legitimamente novo. A criação de um novo tributo seria a solução mais segura", recomenda. Mas o próprio advogado reconhece que o poder legislativo demoraria a tomar tal iniciativa, o que gera um período de insegurança em que, dependendo da interpretação da Justiça quando houver contenciosos, um dos lados (governo ou prestadoras) pode ser prejudicado.

Fraga participou nesta quinta-feira, 12, do seminário Abetel 2016, no Rio de Janeiro. A Abetel é a Associação Brasileira de Estudos Tributários das Empresas de Telecomunicações.

1 COMENTÁRIO

  1. Concordo com o depoimento,esclarecedor do Dr.FÁBIO FRAGA,acrescentando, que há de se avaliar junto aos órgãos que tramitam em serviços semelhantes, como telefonia,que pagam seus impostos e geram empregos, resolver as assimetrias regulatórias e tributárias e dar um tratamento equânime a todos é fundamental.É preciso encontrar uma maneira de regular algumas atividades que atuam à margem da lei como o caso de algumas Internet Estrangeiras que oferecem serviços gratuitos em troca de dados dos usuários.Desta forma não geram empregos para o nosso país se tornando economicamente inviável.A Lei 12.965/14 foi um grande avanço para regular os nossos serviços,mas ainda há de se fazer muito para minimizar os nossos problemas em relação ao assunto em tela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui