O IAB Brasil, em parceria com a Offerwise, apresenta a pesquisa "TV Conectada Brasil 2023: Hábitos de consumo e um panorama sobre a publicidade", que tem como objetivo apontar os principais hábitos de consumo no setor. A análise ouviu homens e mulheres, a partir de 18 anos, das classes A, B, C e D/E.
O estudo começa pontuando que, depois de alguns anos de estabilidade, a proporção de usuários de Internet no Brasil voltou a crescer: do total da população brasileira, 81% estava conectada em 2020, 2021 e 2022. Em 2023, o número subiu para 84%. O destaque está no aumento de usuários que acessaram a Internet por meio da TV ao longo deste ano: 58%.
Além disso, os brasileiros não só estão utilizando mais a TV, mas também assistindo com mais frequência e por mais tempo: 78% assiste à televisão (em um aparelho conectado à Internet) todos os dias ou quase todos os dias. Em relação ao tempo, 24% assiste de uma a duas horas e 31% assiste de duas a quatro horas.
No entanto, não é possível dizer que o público está prestando totalmente atenção no que está assistindo, uma vez que a experiência de assistir TV e realizar outras tarefas simultaneamente é uma realidade para mais de 80% dos internautas. A maioria (69%) acessa outros aparelhos, como smartphones, tablets e notebooks, enquanto vê TV. Outra parcela significativa (57%) realiza tarefas domésticas.
Conteúdo
Ainda assim, para 78% dos brasileiros, a variedade de conteúdo é o principal benefício da TV conectada. E além de múltiplos conteúdos disponíveis, a integração com outros dispositivos e a possibilidade de interação completam os maiores atrativos da CTV – é o que dizem 71% dos respondentes da pesquisa. Vale pontuar que 18% deles não enxergam nenhum benefício da TV conectada.
Identificou-se ainda que existe uma diversificação em relação aos formatos que o público consome, mas chama a atenção a força dos aplicativos de streaming pagos, que dividem o 1º lugar com canais de TV aberta – ambos aparecem com 47% no estudo. Canais de TV a cabo representam 38% dos conteúdos assistidos na TV conectada, dividindo o posto com os apps de música/podcasts.
E falando nos apps de streaming pagos, a maior parte dos brasileiros – 51% – mantém uma ou duas assinaturas mensais de serviços de streaming. Ao mesmo tempo, quase um terço desses internautas possuem de três a seis assinaturas pagas. O número dos que não assinam nenhum serviço é expressivo: 19%.
Na hora de efetivamente selecionar o conteúdo para assistir, 70% já sabem onde está o que estão procurando para ver, sendo que 45% ligam a TV já sabendo o que querem assistir. Recomendações de conteúdo são relevantes: 93% as leva em consideração, independentemente de assistir de fato ao título sugerido ou não, enquanto 48% costuma realmente assistir ao que é recomendado.
Publicidade
Ver anúncios na TV conectada faz parte da rotina dos internautas – e a maioria deles gosta ou não se incomoda com essa publicidade. A pesquisa aponta que 69% se lembra de ter visto algum anúncio da TV conectada, 36% gosta de alguns anúncios e 24% acredita que eles não incomodam. No entanto, 16% acha que a publicidade atrapalha a experiência. E a personalização dos anúncios – uma das características da TV conectada – é positiva para 66%.
Gostando ou não, os anúncios na CTV são efetivos: três em cada cinco pessoas que viram anúncios realizaram a compra daquele produto ou serviço posteriormente. Além disso, metade dos internautas já comprou produtos ou serviços diretamente na TV, sendo que 37% faz isso com frequência ou às vezes. Dos que viram algum anúncio recentemente, 48% acredita que os anúncios sejam relevantes, enquanto 14% os consideram irrelevantes.