Morena Filmes reforça produção de histórias reais com nova minissérie sobre epidemia de AIDS nos anos 80

Tiago Rezende, Marcelo Gomes, Carol Minêm, Thiago Pimentel e Mariza Leão (Foto: Daniel Chiacos)

Após 11 semanas de filmagem, a Morena Filmes encerrou as gravações da nova minissérie nacional "Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente", que se passa durante a epidemia de AIDS no Brasil nos anos 1980/90. O drama de cinco episódios é inspirado em acontecimentos reais e conta com direção-geral de Marcelo Gomes e direção de Carol Minêm. A produção da trama é assinada pelo trio da Morena Filmes, formado por Mariza Leão, Thiago Pimentel e Tiago Rezende.

A minissérie retrata a história de um grupo de comissários de bordo no Rio de Janeiro, liderados por um chefe de cabine gay e com HIV, que cria um esquema de contrabando de AZT, um medicamento antirretroviral para pacientes com AIDS, para salvar vidas de pessoas com a infecção no Brasil. Na época, o medicamento não tinha venda autorizada no país, mas era a única esperança para quem fosse diagnosticado – principalmente no estágio avançado da doença.

Ainda sem data de estreia, a minissérie traz no elenco nomes como Johnny Massaro (Fernando), Ícaro Silva (Raul) e Bruna Linzmeyer (Léa). Os roteiros são de Patricia Corso e Leonardo Moreira. O projeto é uma série HBO em coprodução com a Morena Filmes.

Histórias reais 

Thiago Pimentel, um dos produtores da minissérie, ressalta com exclusividade para TELA VIVA o compromisso e a responsabilidade de contar uma história real e ambientada na década de 80: "É um desafio enorme levar essa história para as telas, com um desenho de produção complexo capaz de retratar a cultura efervescente do fim dos anos 80. Para esse sonho dar certo, foi fundamental ter a direção-geral do Marcelo Gomes e direção da Carol Minêm, dois parceiros que conduziram com muita sensibilidade um elenco de mais de 60 atores, e um roteiro perspicaz da Patrícia Corso e Leonardo Moreira. O compromisso com uma história real e importante para o país exige um trabalho profundo de pesquisa, na construção de cenas, personagens e no desenvolvimento do roteiro". 

Pimentel ainda relembrou experiências anteriores com a produção de histórias reais na Morena Filmes: "Os projetos baseados em histórias reais sempre fizeram parte da nossa trajetória na Morena Filmes, desde 'O Homem da Capa Preta', 'Lamarca', 'Guerra de Canudos', passando por 'Meu Nome Não é Johnny' e 'Todo Dia a Mesma Noite – O incêndio da Boate Kiss', que foi nossa primeira coprodução diretamente para o streaming. A minissérie 'Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente' também cumpre esse nosso desejo de memória e valorização da história de nosso país". Os projetos "O Homem da Capa Preta", "Lamarca", "Guerra dos Canudos" e "O Paciente" são de direção de Sergio Rezende. Já "Meu Nome Não é Johnny" foi dirigido por Mauro Lima.

Também um dos produtores da série, Tiago Rezende destacou o sucesso da série "Todo Dia a Mesma Noite", minissérie de cinco episódios dirigida por Julia Rezende e também por Carol Minêm e lançada pela Netflix. A trama ficcional baseada no livro da jornalista Daniela Arbex fala sobre a tragédia que deixou 242 mortos na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e foi um dos destaques lançados do streaming no ano passado.

"'Todo Dia a Mesma Noite" foi uma grata surpresa de audiência e de reconhecimento popular e da crítica especializada. A série teve uma audiência de mais de 50 milhões de horas e está pré-selecionada para o Prêmio Platino de melhor série latina. Em paralelo, em 2024 teremos o lançamento numa grande plataforma de streaming do longa-metragem 'Meninas Não Choram', dirigido pela Vivi Jundi e estrelado pela atriz Leticia Braga, e teremos também o lançamento de uma comédia recheada de drama chamada 'Mãe Fora da Caixa', estrelada pela dupla Mia Mello e Danton Mello, que fala sobre o puerpério e os desafios da maternidade de uma forma leve e, ao mesmo tempo, real", adiantou. 

Perspectivas para 2024 

Por fim, a produtora Mariza Leão, aproveitando a ocasião do término das filmagens da nova série, falou sobre o projeto e o atual contexto do audiovisual nacional: "O ano de 2024 promete ser um marco importante no audiovisual brasileiro. Cota de tela aprovada, regulação do VOD em curso e três filmes nacionais superaram a bilheteria de todos os lançados ano passado. Nós da Morena Filmes nos sentimos renovados com esses processos em curso e nos preparamos renovando nosso time de produtores, que além de mim conta com Tiago Rezende e Thiago Pimentel. Ambos são os criadores e produtores das séries 'Todo Dia a Mesma Noite', exibida em 2023 na Netflix, e agora de 'Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente', da HBO. Sem deixar de lado a produção de filmes para as salas de cinema, nosso portfólio deste ano inclui a produção de dois longas e duas séries. Mantendo nossa filosofia de acompanhar pessoalmente cada projeto, queremos fazer diferença no mercado com nossa presença permanente em cada obra que escolhemos fazer". 

"Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente" é uma minissérie HBO em coprodução com a Morena Filmes. A direção-geral é de Marcelo Gomes e a direção de Carol Minêm. Thiago Pimentel, Mariza Leão e Tiago Rezende assinam a produção. Os roteiros são de Patricia Corso e Leonardo Moreira. A produção ainda não tem data de estreia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui