11ª edição da Mostra de Tiradentes SP chega ao CineSesc

Mostra Tiradentes realizada em janeiro (Foto: Divulgação)

De 23 a 29 de março, a Mostra Tiradentes|SP volta a ocupar o Cinesesc em São Paulo. O público poderá conferir a exibição de 27 filmes, a maioria inéditos na capital paulista, e que fizeram parte da programação da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada em janeiro.

Com a temática Cinema Mutirão, entre os destaque da edição paulistana estão os seis premiados: "As Linhas da Minha Mão" (Melhor Longa da Mostra Aurora), de João Dumans, que será exibido na abertura do evento, no dia 23, às 20h; "O Canto das Amapolas" (Prêmio Carlos Reichenbach – Mostra Olhos Livres), de Paula Gaitán;  "Remendo", de Roger Ghil (Melhor Curta Mostra Foco e Prêmio Canal Brasil); "Cervejas no Escuro" (Prêmio Helena Ignez para a atriz Edna Maria), de Thiago A. Neves; "A Filha do Palhaço" (Melhor Longa Júri Popular), de Pedro Diogenes; e "Nossa Mãe Era Atriz" (Melhor Curta Júri Popular), de André Novais Oliveira e Renato Novaes.

Programada especialmente para a 11ª Mostra Tiradentes | SP, a Mostra Vertentes de curtas reúne quatro documentários produzidos em São Paulo que demonstram a força do cinema contemporâneo paulista: "O que nos espera", de Bruno Xavier e Chico Bahia, sobre Padre Júlio Lancellotti, "Arrimo", de Rogério Borges; "Através da Cidade Invisível", de Paulo Grangeiro; e "Onde a Gente se Encontra", de Talita Virgínia.

A seleção traz também o novo filme de Helena Ignez, com "A Alegria é a Prova dos Nove", que conta com o veterano Ney Matogrosso no elenco e que teve sua premiére em arrebatadora sessão em Tiradentes; e de Leonel Costa, "Alegorias", longa com uma história bem brasileira que também estreou na cidade mineira.

Outras atividades 

A programação também conta com bate-papos com a presença de diretores após as sessões e um encontro especial: o tradicional Cinema da Vela, com o tema Cinema Mutirão: Laboratórios e Cinema de Grupo de São Paulo. Os debatedores serão os cineastas Helena Ignez, Leonel Costa e Filipe dos Santos Barrocas e a mediação fica a cargo do crítico de cinema João Paulo Campos.

A 11ª Mostra Tiradentes |SP irá sediar o lançamento da publicação "Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro" com participação de profissionais do setor audiovisual e entidades de classe. Além desta publicação será lançado também o livro "Mostra Aurora – 2008 – 2023", que reúne a trajetória de16 edições da Mostra Aurora – um recorte da programação que se tornou referência de aposta em diretores estreantes que passaram a ter espaço na cena audiovisual brasileira e no circuito de festivais internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui