Globo apresenta seu primeiro relatório de sustentabilidade

A Globo lançou nesta quinta, 14, o Jornada ESG (Environmental, Social and Governance – em português, Ambiental, Social e Governança), seu primeiro relatório de sustentabilidade que é parte da Agenda 2030, também apresentada nesta quinta. O relatório de sustentabilidade da companhia doi elaborado de acordo com as diretrizes da GRI (Global Reporting Iniciative). O material reúne as iniciativas de sustentabilidade da TV Globo, dos 26 canais de TV por assinatura, do Globoplay e de seus produtos digitais. A companhia tornou-se ainda, também nesta quinta, signatária do Pacto Global da ONU. 

A importante iniciativa mostra, por um lado, consciência do impacto ambiental das operações da empresa, que vem implementando melhores práticas de gestão ambiental para reduzir uso de recursos naturais, reduzir produção de resíduos, e principalmente reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Desde 2019, a Globo se tornou uma empresa Carbono Zero.

Outro ponto importante que a iniciativa evidencia é o desejo da empresa em estar alinhada com os princípios de "Sustainability-Linked Bond", uma medida estratégica na transformação para uma companhia mediatech, que atua no business to consumer e que compete de forma direta com gigantes globais. Em linha com o Acordo de Paris, que estabelece o ano de 2030 como um marco para os esforços de redução das emissões globais, a empresa anunciou uma meta pública de redução de 30% das emissões absolutas até 2030, compromisso atrelado à emissão de sustainability-linked bonds realizada em janeiro deste ano.

Agenda 2030

Para a definição de sua agenda e compromissos, a Globo resgatou o seu histórico com os temas da agenda ESG, incluindo, em especial neste primeiro relatório, uma retrospectiva que traz o impacto social e ambiental de seu conteúdo e do seu engajamento com causas desde a sua fundação. São destaque o papel do jornalismo e das contribuições das novelas em questões e mobilizações sociais sobre temas pulsantes para a sociedade em cada época. O grupo resgata ainda o pioneirismo do Telecurso 2000 e a contribuição que a empresa faz, há décadas, no campo da educação no Brasil.

Ainda no campo social, a empresa liga milhões de pessoas a questões fundamentais, através de iniciativas em parceria com mais de 100 instituições, fundações, agências da ONU e universidades. Essas parcerias resultam em campanhas já conhecidas do grande público, como "Criança Esperança", que em 36 anos já beneficiou mais de quatro milhões de crianças, adolescentes e jovens em todo o país; a campanha Respeito, uma plataforma que atua para fortalecer uma cultura que não apenas tolere, mas respeite os direitos de todos; e a plataforma Para Quem Doar, que apoia mais de 270 campanhas e conecta o público com organizações, entre outras.

Tanto o relatório como a definição dos seis compromissos assumidos aconteceram a partir de estudos e escutas ativas com colaboradores, parceiros, clientes e público, orientando a atuação da empresa nos próximos anos. Veja quais são os compromissos:
1. Produzir e distribuir conteúdos em sintonia com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e ambiental.
2. Promover a diversidade e a inclusão em nossos conteúdos e nas nossas equipes.
3. Investir no desenvolvimento contínuo e no bem-estar de nossos colaboradores, buscando ser, cada dia mais, uma empresa da qual todos se orgulhem de pertencer.
4. Valorizar e proteger a biodiversidade, promover a consciência ambiental e respeitar os limites naturais do nosso planeta.
5. Promover uma governança transparente e responsável, pautada pela essência Globo.
6. Apoiar ativamente a educação como vetor de transformação do Brasil.

Histórico e iniciativas

Para Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, a adesão ao Pacto Global das Nações Unidas e a Agenda ESG da Globo se conectam com os valores da companhia. "O tema ESG se mistura não só com a história, mas com a própria missão da Globo. Há anos apoiamos a mobilização em prol de causas relevantes para a sociedade, por meio do jornalismo, do esporte, do entretenimento e de nossa atuação institucional. A partir de agora, vamos articular as iniciativas, de forma unificada, definindo metas assertivas e transparentes e, principalmente, visão de longo prazo", disse Marinho no lançamento.

"A agenda ambiental, social e de governança (ESG) vem demonstrando ser um guia para as empresas que querem aliar solidez, perenidade e impacto positivo para a sociedade. A Globo, uma empresa pioneira em muitos desses aspectos, compartilha essa visão e acredita que seus resultados refletem aquilo que representa para a sociedade e para o país. Sabemos que é uma jornada. Ela não começou agora – vem de longa história – e exige um movimento contínuo", afirma Manuel Belmar, diretor de Finanças, Jurídico e Infraestrutura da Globo.

A Globo, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, pretende ser cada vez mais relevante e reconhecida como um ator que impulsiona a educação de qualidade para todos os brasileiros. Lançou, em 2021, o Movimento LED – Luz na Educação, projeto que nasceu em dezembro com o propósito de iluminar práticas inovadoras na educação brasileira e tem promovido, estrategicamente, a produção de conteúdos sobre o tema na programação de suas multiplataformas.

Com seus mais de 14 mil colaboradores, a empresa mantém seu compromisso de fortalecer sua cultura organizacional, promover uma educação continuada, proporcionar oportunidades de crescimento e garantir a segurança, a saúde e o bem estar de todos. Além disso, para desenvolver a cultura de diversidade e inclusão na empresa, foi criada a área de Diversidade e Inclusão em 2020 e aprovada uma estratégia corporativa que inclui iniciativas de educação, recrutamento, grupos de afinidades, educação e carreira; e, também em 2020, foi realizado o primeiro Censo Globo com demografia autodeclarada.

Além dessas iniciativas, o jornalismo da Globo atua com base em Princípios Editoriais, garantindo qualidade, independência, pluralidade e integridade, promovendo a liberdade de expressão. Na publicidade, veicula peças de forma responsável de acordo com sua Política Comercial.

No campo da governança, o relatório detalha a jornada de evolução da empresa que se alinha com as melhores práticas. O programa de Compliance, que foi implementado na empresa em 2015, e o Código de Ética e Conduta refletem os princípios éticos que devem ser observados por todos. Políticas Anti-Corrupção e de Gestão de Riscos foram lançadas em 2021. A segurança da informação conta com um sistema robusto e a privacidade de dados é tema em que a empresa se destaca, inclusive com protagonismo na indústria.

Campanha ESG

Para marcar o lançamento do Jornada ESG, a Globo lança em sua programação um filme que fala dos seis compromissos assumidos pela companhia. O conceito da campanha é mostrar que, através de seu conteúdo, da gestão consciente de suas operações e de iniciativas corporativas, a Globo se movimenta para ser uma empresa melhor, num mundo melhor, e que isso só é possível com a contribuição de todos.

A campanha se desdobra ainda em mais seis filmes ao longo do ano. Cada filme vai detalhar, separadamente, os seis compromissos ESG assumidos pela Globo. Para extrapolar a campanha da TV, as redes sociais da companhia também aderem ao movimento. Um filme com a participação do ator Juan Paiva e da apresentadora Astrid Fontenelle vai ajudar a esclarecer o que são esses compromissos e como eles funcionam na prática.

Relatório

Para além da estruturação da estratégia socioambiental e de governança da companhia, o Relatório Jornada ESG da Globo traz alguns destaques do ano de 2021, como:
* Lançamento da estratégia corporativa de diversidade e dos grupos de afinidade. Foram contratados 35% de mulheres e 23% de negros e negras para cargos de liderança.
* 73% dos funcionários participaram de pelo menos uma ação de capacitação, uma média de 16,5 horas por colaborador. Mais de 96% completou o treinamento em Segurança da Informação.
* Estrutura de suporte Covid-19 atendeu 8.400 colaboradores na central, realizou mais de 150 mil testes e acompanhou 197 hospitalizações. A Central de RH realizou 78 mil atendimentos telefônicos, 10 mil presenciais e 13 mil por e-mail, relacionados a diversos assuntos.
* Revisão do Código de Ética e Conduta e publicação da Política Anticorrupção.
* Lançamento do Movimento LED – Luz na Educação, para mapear, reconhecer e celebrar práticas que estão alinhadas com o futuro da educação. Só no jornalismo, foram veiculados mais de 8.500 minutos em reportagens sobre educação, o equivalente a quase oito matérias de três minutos de duração por dia.
* Nas telas, foi ao ar o projeto 'Identidades', amplificando as vozes de grupos identitários, além de 'Aruanas' e 'Amor de Mãe', duas grandes produções que promovem a conscientização ambiental por meio de seus personagens e roteiros, além do diálogo e reflexão sobre diversas temáticas sociais, com destaque para os direitos das mulheres.
* Reconhecimento pelo Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2020/2021 para o especial 'Juntos a Magia Acontece' e o Prêmio Latinoamericano de Jornalismo Investigativo para o 'Fantástico'.
* Cessão de mais de R$ R$ 350 milhões em mídia (espaço nos intervalos) para 57 organizações sociais.

Na foto acima, Carlo Pereira, CEO do Pacto Global; Manuel-Belmar, diretor de Finanças, Jurídico e Infraestrutura da Glob; e Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo. Crédito: Maurício Fidalgo/Globo.

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