Documentário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entra no catálogo da Spcine Play

(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira, dia 14 de julho, entra oficialmente no catálogo da Spcine Play o documentário "Virada de Chave", pautado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e narrado por um educador morador da zona leste de São Paulo que, ao longo do média-metragem, visita instituições da sociedade civil e projetos da Prefeitura que estão diretamente ligados aos ODS. 

As filmagens do documentário se iniciaram na Virada ODS, em 2022, evento com o apoio da ONU Brasil e parceria de inúmeras organizações internacionais e nacionais, que integrou diversas ações em todas as macrorregiões da cidade. O lançamento ocorreu no CEU Meninos em maio deste ano e, agora, está disponível para o público em geral.

O filme conta com entrevistas de grandes figuras do cenário mundial, como o ex-secretário geral da ONU, Ban KI-moon; o líder Yanomami Davi Kopenawa; o filósofo e intelectual camaronês Achille Mbembe; a ex-presidente do Malawai, Joyce Banda; a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil Silvia Rucks; a economista argentina Carolina Larriera; a primeira mulher trans a ser eleita para a Câmara dos Deputados do Chile Emília Schneider; entre demais autoridades. 

Entre as instituições da sociedade civil que participaram do documentário estão: a ADD (Associação Desportiva para Deficientes), o Instituto Baccarelli (reconhecido por proporcionar ensino musical a crianças e jovens), a Rede Nossa São Paulo (responsável pelo monitoramento e avaliação das ações da Prefeitura de São Paulo, além da criação de documentos de mapeamento como o "Mapa da desigualdade") e o Instituto Geledés (organização política brasileira de mulheres negras contra o racismo e sexismo). 

O documentário, totalmente acessível para pessoas com deficiência, foi produzido pela Feel Filmes – especializada em curtas, médias e longas que abordam temáticas sociais. Foi dirigido por Karoline Maia, diretora e roteirista, e por Fernanda Cabral, ativista da Agenda 2030 e comunicadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui