O programa de internacionalização do audiovisual e das empresas do setor Brazilian Content foi renovado para o biênio 2024 -2025. A associação de produtoras Bravi (Brasil Audiovisual Independente) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), parceiras no Brazilian Content desde 2004, anunciaram a formalização do novo convênio que dá continuidade à ação nesta segunda, 15. A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura também é parceira da iniciativa.
O Brazilian Content tem o objetivo de internacionalizar as empresas e o audiovisual brasileiro, incentivando e auxiliando nas agendas de negócios, seja em coproduções, licenciamentos ou prestação de serviços, promovendo a exportação e a atração de investimentos internacionais.
Nas duas décadas de existência, o Brazilian Content participou ativamente de mais de 68 eventos em mais de 20 territórios, contribuindo para o reconhecimento global da indústria audiovisual brasileira. "A retomada da parceria entre ApexBrasil e Brazilian Content será crucial para expandir as ações do programa, garantindo uma presença ainda mais marcante do audiovisual brasileiro no mercado internacional. Mais que um projeto de exportação, o Brazilian Content se transformou em uma grande rede de conexão entre os produtores independentes brasileiros e os mercados globais", afirma o presidente executivo da Bravi, Mauro Garcia.
Nos próximos dois anos, o Brazilian Content promoverá ações com impacto direto e indireto nos mercados-alvo do programa. De acordo com a Bravi, o convênio tem como territórios prioritários Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, México, e Reino Unido. Os mercados ditos secundários, que serão monitorados e prospectados para futuras ações durante o biênio, incluem África do Sul, Alemanha, Canadá, Chile e China. Adaptações poderão ser feitas ao longo do período em reuniões com as empresas participantes, conduzidas pelas áreas de Inteligência de Mercado da ApexBrasil e da Bravi.
O Brazilian Content tem agendadas atividades em diversos mercados do audiovisual já a partir de junho, com participações no Rio2C, Sunny Side of the Doc e MIFA – Festival de Annecy. Com a ampliação da atuação do programa, o convênio também oferecerá condições especiais para empresas das regiões CONNE e FAMES, além de promover a geração de matrizes exportadoras para a internacionalização de empresas que ainda não atuam no mercado global por meio de capacitações ao longo do período.
Estão previstas ações em mais de 20 eventos internacionais e nacionais para o biênio, em diversos deles com estandes para promover os brasileiros. Veja a lista:
Evento | Mês | Estande |
Content Americas | Janeiro | Sim |
Natpe | Fevereiro | Sim |
Kidscreen Summit | Fevereiro | Sim |
Series Mania | Março | Sim |
Annecy/Mifa | Junho | Sim |
Sunny Side of the Doc | Junho | Sim |
IberSeries & Platino Industria | Outubro | Sim |
MIP Junior | Outubro | Não |
MIPcom | Outubro | Sim |
MIP Cancun | Novembro | Não |
Ventana Sur | Novembro | Sim |
Rio2C (Brasil) | Junho | Sim |
FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul (Brasil) | Setembro | Não |
Expocine (Brasil) | Outubro | Não |
Sapi (Brasil) | Outubro | Não |
Minas Gerais Audiovisual Expo – MAX (Brasil) | Novembro | Não |
Matapi (Brasil) | Novembro | Não |
NordesteLab (Brasil) | Dezembro | Não |
Missão Prospectiva China | Abril 2025 | Não |
Missão Prospectiva África do Sul | Setembro 2025 | Não |
Brazilian Content Exchange Week | Online a confirmar | Não |
O que o Brazilian Content oferecerá às empresas participantes:
- Descontos de 50% a 70% nas credenciais para eventos participantes;
- Espaços físicos nos eventos para reuniões, exibição de conteúdo e ações organizadas, com recepcionistas bilíngues;
- Catálogos físicos e digitais com informações dos participantes e projetos;
- Ações de relacionamento durante os evento;
- Apoio local da equipe do Brazilian Content, dando suporte às empresas e profissionais;
- Missões Prospectivas para África do Sul e China em 2025;
- Atração de compradores e investidores internacionais para eventos de mercado no Brasil com reuniões one-to-one exclusivas;
- Capacitação para geração de matrizes exportadoras através do Brazilian Content Exchange;
- Estudos e inteligência de mercado para auxiliar nas decisões dos participantes.