93% do público menor de idade no Brasil consome plataformas VOD 

(Foto: Kids Corp)

A Kids Corp desenvolveu um relatório exclusivo para analisar o consumo de conteúdo offline e online entre crianças e adolescentes. O estudo se baseou em entrevistas com 14.750 crianças e adolescentes brasileiros, feitas entre julho de 2022 e julho de 2023. Entre os principais insights do relatório, está o fato de que o consumo de vídeo online no Brasil entre esse público é três vezes maior do que o offline: 93% vs. 26%. E, quanto maior o nível socioeconômico, maior o consumo digital do que offline (TV aberta/cabo). 

Em média, os menores de idade usam três plataformas de VOD para assistir séries e filmes, sendo Netflix (68%), YouTube (66%) e Disney+ (34%) suas favoritas. Netflix e YouTube são os líderes da categoria, com picos de consumo entre os mais velhos (16 a 18 anos). O Disney+, por sua vez, é relevante nas idades de seis a oito anos, enquanto Prime Video é destaque a partir dos 13 (no ranking geral, a plataforma da Amazon aparece em quarto lugar entre as mais consumidas). 

Crianças e adolescentes estão expostos diariamente a conteúdos no YouTube e na TV com padrões similares de frequência. A tendência mostra que quem assiste TV, o faz menos durante a semana. No entanto, durante o período da manhã, segue o mesmo padrão de quem assiste YouTube. A noite é o período do dia com a maior incidência de utilização de ambas as mídias em todas as idades. O período da manhã, pelo contrário, é o momento com menor audiência. 

O que é novidade chega antes pela mídia digital. Os anúncios são visualizados digitalmente e têm um impacto na intenção de compra: 80% viram seu anúncio favorito online e 60% compram ou pedem para que um adulto compre o produto anunciado. Quando questionadas em que mídia viram seu anúncio preferido, crianças e adolescentes responderam YouTube (52%), TV aberta (26%), Internet (20%), TikTok (17%) e Instagram (17%). 

Desde cedo, parte da diversão acontece nas telas e as atividades online ganham relevância, sendo o YouTube uma porta de entrada. Sobre qual seria sua atividade favorita entre todas, "ver YouTube" foi a resposta de 78% dos entrevistados. Na sequência, aparece jogar videogame em consoles ou celulares (61%) e assistir a séries ou filmes (58%). E em relação aos motivos que as fazem gostar tanto de YouTube, crianças e adolescentes apontam que ele é fácil de usar (34%), é fácil pesquisar as coisas que querem ver (29%) e é onde tem seriados, filmes e programas favoritos (27%).

O consumo de conteúdos no YouTube é uma atividade recorrente no dia a dia: em todas as faixas ouvidas (de quatro a seis anos, de sete a nove anos, e de dez a 12 anos), a maioria respondeu que consome a plataforma todos os dias, muitas vezes ao dia. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui