Quatro filmes do Curta! participam do In-Edit, festival de documentários musicais

Está no ar a edição deste ano do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. O evento, que acontece totalmente online, conta com quatro filmes viabilizados pelo canal Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Na mostra competitiva Panorama Brasileiro, estão "Dois Tempos", de Pablo Francischelli, e "Paulo César Pinheiro – Letra e Alma"; já na Mostra Brasil, estão "Ventos Que Sopram Maranhão" (foto), de Neto Borges, e "Todas as Melodias", de Marco Abujamra – este último estreia com exclusividade no canal Curta! no dia 19 de julho.

Os documentários serão exibidos gratuitamente na página do festival a partir do dia 17 de junho até o fim do evento, dia 27; a exceção é "Paulo César Pinheiro – Letra e Alma", que terá exibição apenas entre 18 e 22 de junho. 

"Dois Tempos", uma produção da Doblechapa dirigida por Pablo Francischelli, é a realização de um desejo antigo do músico Yamandu Costa: o de reencontrar um de seus grandes ídolos, também músico, o argentino Lucio Yanel. Ambos se conheceram quando Yamandu era criança, pois Yanel se tornou amigo de seu pai e passou a frequentar sua casa. Após muitos anos distantes um do outro, eles voltaram a se encontrar, em uma viagem de motorhome do interior do Rio Grande do Sul – onde nasceu Yamandu – à cidade de Corrientes, na Argentina, terra de Yanel. Os músicos dividem a estrada, reflexões, afetos e um show na Festa Nacional de Chamamé – um dos principais eventos de música folclórica argentina -, em que se apresentam juntos pela primeira vez. O filme conta com coprodução da TV Zero.

Em "Paulo César Pinheiro – Letra e Alma", as lentes dos diretores Andrea Prates e Cleisson Vidal focam na vida e na obra do homenageado. Poeta, escritor e compositor, ele próprio se abre e fala de suas origens, de suas referências e de seu encontro com a poesia. Sua vasta produção na música, na literatura e no teatro posicionou o artista entre os maiores nomes da cultura brasileira e, ainda assim, ele não dá sinais de que sua inspiração vá se esgotar. Produzido pela Terra Firme.

O filme "Todas as Melodias", de Marco Abujamra, tem o ritmo e força da poesia urbana de Luiz Melodia. Através de shows memoráveis, entrevistas com pessoas importantes na vida do músico e contando com a participação do biografado de forma espontânea, é apresentada a trajetória deste artista que carrega um estilo inquieto, elegante, sofisticado e carismático. A produção é da Dona Rosa Filmes.

O Maranhão é um estado cheio de histórias de encantarias e São Luís uma ilha cheia de lendas e mistérios – é essa a atmosfera da música maranhense que o documentário "Ventos que Sopram Maranhão" revela, fruto de um sonho de dois produtores culturais maranhenses: o cineasta Neto Borges, diretor do filme, e o cantor e compositor Zeca Baleiro. Uma antologia musical conduzida por Baleiro ao encontro de músicos e trovadores-autores, entre falas, cantos e ritmos maranhenses. A produção é da Gaya Filmes e da Olho Filmes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui