Com múltiplas estratégias para atrair o público jovem, TV Zyn soma 6 milhões de inscritos no YouTube

Nicholas Torres e Ana Zimerman, apresentadores da TV Zyn (Foto: Lourival Ribeiro/ SBT)

Inaugurada em maio de 2020, a TV Zyn, canal jovem do SBT, apresenta conteúdos interativos direcionados aos jovens, como reality shows, entrevistas, bastidores, notícias, websérie e clipes musicais. Atualmente, são seis milhões de inscritos no YouTube – em um crescimento que se deu de modo orgânico. O sucesso abraça outras redes sociais. No TikTok, a vertical completa mais de 3,5 milhões de seguidores; no Instagram, já são mais de 2,1 milhões de seguidores; no Facebook, mais de 1 milhão; já no X, antigo Twitter, os seguidores são cerca de 700 mil; no Threads, mais de 100 mil seguidores; e os vídeos no Kwai alcançam 30 mil seguidores.

"A TV Zyn surgiu como um projeto ambicioso para oferecer entretenimento e informação de qualidade para a Geração Z. Desde então, tivemos uma incrível jornada de evolução", afirmou Carolina Gazal, diretora de conteúdo digital do SBT, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. A executiva detalhou quais foram as principais mudanças e aprendizados ao longo desses anos de trabalho. Entre eles, destaca-se a expansão de conteúdo – inicialmente focada em um nicho específico, a TV Zyn ampliou seu leque de conteúdo para atender a uma variedade de interesses. "Aprendemos que a diversificação de temas atrai um público mais amplo e engajado", pontuou. Além disso, o canal investiu em tecnologia, buscando melhorias técnicas e de produção para elevar a qualidade dos vídeos, o que incluiu aprimoramento de edição e qualidade de imagem e som, e na interação com a comunidade. "Aprendemos que a interação com a nossa comunidade de inscritos é essencial. Respondemos a comentários, realizamos enquetes e incorporamos feedback dos 'zynners' em nossos conteúdos, tornando-os mais envolventes e relevantes". E por fim, a TV Zyn apostou em colaborações estratégicas. "Parcerias com outros criadores de conteúdo e personalidades contribuíram significativamente para o nosso crescimento, permitindo-nos alcançar novos públicos", analisou Gazal. 

Para ela, o crescimento orgânico do canal é resultado de um compromisso com a qualidade e a autenticidade. "Criamos conteúdos que geram conversa, abordando temas do dia a dia desta geração, 'sem filtro'. O quadro 'AZAmigas', por exemplo, trouxe temas delicados, porém super importantes para os adolescentes de hoje. Já o 'NewZ' trouxe a influenciadora e estudante de Relações Internacionais Fernanda Concon explicando notícias de política e de cunho social, numa parceria com o 'SBT News'. Também mantemos uma programação consistente para que nossos inscritos saibam quando esperar novos vídeos. Além disso, sempre incentivamos o compartilhamento e a interação com a nossa comunidade, o que naturalmente atrai mais espectadores", refletiu. 

Estratégias para atrair o público jovem 

O público jovem encontra uma série de conteúdos voltados para a sua faixa etária na Internet – seja no próprio YouTube ou nas redes sociais. Nesse sentido, a TV Zyn precisou desenvolver estratégias claras para se destacar nesse ambiente. A diretora define o público jovem como altamente exigente e ávido por conteúdos diferentes e, para conquista-lo, o canal adotou algumas premissas, começando por personalidade e autenticidade: "Nossos apresentadores e criadores de conteúdo são autênticos e representativos da nossa audiência. Isso cria uma conexão imediata e genuína com os fãs". Na sequência, está a busca por temas relevantes. "Estamos constantemente atualizados sobre as tendências e interesses dos jovens, garantindo que os nossos vídeos abordem tópicos atuais e que sejam de interesse para o nosso público. Seguimos todas as trends do momento", garantiu Gazal. 

A estratégia segue na questão da interatividade: "Envolver a nossa comunidade é uma prioridade. Realizamos sessões de perguntas e respostas ao vivo, além de desafios e enquetes para manter uma conexão contínua com nossa audiência". E por fim, está a atuação multiplataforma. A TV Zyn está presente em várias redes sociais, para além do YouTube, e adapta seu conteúdo para atender às especificidades de cada plataforma e, assim, expandir o alcance. 

Esporte, eventos ao vivo e projetos sociais 

Para 2024, a TV Zyn planeja continuar inovando e evoluindo para oferecer conteúdos ainda mais envolventes e diversificados – o que inclui conteúdos de esporte, colaborações com outros criadores de conteúdo e um maior foco em experiências interativas para a comunidade de inscritos. "Também estamos explorando novas formas de engajar nossos espectadores, como eventos ao vivo e projetos sociais para fazermos a diferença no mundo. Esperamos que 2024 seja um ano incrível para a TV Zyn e para todos os nossos inscritos", finalizou a diretora. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui