IEI Brasil lança websérie animada para jovens sobre aquecimento global

"Kigalinha" é a protagonista da websérie homônima que o International Energy Initiative – IEI Brasil está lançando. Na trama, a galinha ciborgue vem do futuro na missão de buscar ajuda para evitar as consequências do aquecimento global no planeta. No Rio de Janeiro, em 2019, Kigalinha encontra Chico, um jovem cheio de energia e com muito potencial. Ela vai dar a Chico uma missão muito importante ao longo da história. O primeiro episódio já está disponível no YouTube

Segundo o diretor executivo do IEI Brasil, Rodolfo Gomes, "o objetivo da websérie é fazer um tema tão importante e pouco valorizado chegar a um público jovem por meio de nossos protagonistas, que mostram que ter boa informação é um super poder que cada jovem pode ter para mudar o lugar onde vivem – e até o planeta como um todo". 

O nome da protagonista faz referência à Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, uma importante medida assinada por mais de 170 países, entre eles o Brasil, para reduzir gradualmente a produção e o uso dos hidrofluorcarbonetos (HFCs), substâncias que causam o efeito estufa. Os HFCs têm potencial de aquecimento global até 15 mil vezes maior do que o principal gás de efeito estufa, o gás carbônico (CO2). A maior parte dos HFCs no Brasil é usada como fluido refrigerante no setor de refrigeração, principalmente em aparelhos de ar condicionado.

No Brasil, a Emenda de Kigali ainda não foi ratificada para ter efeito de lei: ela aguarda ser votada na Câmara dos Deputados há mais de dois anos. A Rede Kigali, conjunto de organizações do qual o IEI Brasil faz parte, trabalha, entre outros temas relacionados, pela ratificação da Emenda de Kigali no Brasil.

A websérie, resultado de um projeto desenvolvido pelo IEI Brasil com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), é composta por seis episódios. O primeiro deles foi lançado no dia 16 de março, Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Os outros cinco episódios serão lançados às quarta-feiras, no canal do YouTube do IEI Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui