Veoveo Play fecha acordo de conteúdo com NFB do Canadá

A plataforma Veoveo Play fechou uma parceria com o National Film Board do Canadá para trazer ao seu catálogo animações históricas e contemporâneas. Em um primeiro momento, são 15 títulos agregados à plataforma, mas com a previsão de somar mais produções fomentadas pelo NFB ao catálogo.

"A ideia é oferecer um repertório de qualidade a mães, pais e professores e que possam ser apresentados às crianças. Uma alternativa pensada para ajudar as crianças a se desenvolverem. Além de entretidos, os curtas apresentam conflitos apropriados para a formação da cidadania" diz Vicky Romano, diretora curadora da plataforma. Além disso, a parceria ajudará no desenvolvimento de uma nova coleção com foco na sensibilização artística. "Vamos trazer curtas essenciais ao repertório artístico, como as animações de Norman McLaren e Gayle Thomas, dois pioneiros na animação mundial que fizeram da animação uma arte. Filmes inspiradores e que instigam a audiência. Queremos tirar adultos e crianças de uma posição passiva, sem desafios. Os filmes representam justamente o oposto, e ajudam a apurar o olhar, o ouvir e o sentir o corpo" diz Renato Nery, diretor executivo da plataforma.

Os filmes começam a entrar no ar a partir deste mês de junho em uma rotina de inclusões mensais.

Veoveo

A plataforma foi criada por Romano e Nery, dois especialistas em animação e conteúdo infantil que trazem na bagagem experiências acumuladas no canal público infantil argentino Pakapaka e na TV Cultura, com papeis de destaque ainda no Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo, onde Vicky Romano foi curadora, e na Spcine, onde Renato Nery foi diretor.

Ao estudar o tema e ministrar um curso para pais sobre os efeitos das telas em crianças, os dois perceberam a necessidade de uma plataforma que dê aos pais um repertório adequado de conteúdo para dividir com os filhos. "Procuramos oferecer curtas que dialogam com a infância e que são significativos ao envelhecer infantil", conta Nery. 

Hoje a plataforma conta com mais de 40 animações curadas em mais 18 países. "A ideia é chegar até o final do ano com cerca de 100 animações que dariam uma dimensão da diversidade criativa para a infância" complementa Vicky Romano. 

O modelo de negócios é o de revenue share com os produtores.

Todo o catálogo conta com a indicação etária, sendo que a maior parte dos filmes é sim falas. Em alguns casos, há uma narração no filme, que é traduzida por meio de voice over, o que dá uma sensação de tradução simultânea por um dos pais do espectador infantil.

A plataforma, disponível em toda América Latina, está ancorada tecnologicamente no Vimeo, podendo ser assistida na web ou em qualquer dispositivo com aplicativo Vimeo. O acesso é condicionado a uma assinatura de US$ 2,99 para a coleção completa, que incluem os filmes da parceria, e US$ 1,99 para a coleção com os filmes de arte.

Imagem de abertura: "Pas de deux'" (1968), de Norman McLaren.

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