Globo leva conteúdos de educação, inovação e tecnologia para o Rec'n' Play Festival

Discutir a educação, inovação e tecnologia nos mais diversos espaços e para os mais diferentes públicos: é com essa premissa que entre os dias 16 e 19 de novembro a Globo participa da 4ª edição do Rec'n'Play, em Recife, um dos principais festivais de tecnologia e empreendedorismo do país, realizado pelo Porto Digital. 

Com a promoção de bate-papos e oficinas, a empresa leva para o evento na capital pernambucana o Trilho LED – Luz na Educação, com discussões sobre educação antirracista, o papel da educação no enfrentamento da violência de gênero, meio ambiente e outras rodas de conversas, capitaneada pelo Movimento LED – Luz na Educação, uma parceria entre Globo e Fundação Roberto Marinho. A Globo também oferece uma importante trilha de conteúdos sobre tecnologia e inovação com a participação de um time de peso da companhia, contribuindo e compartilhando conhecimento de uma empresa cada vez mais mediatech, além de provocar um desafio que tem como objetivo propor aos estudantes locais a construção de uma ideia que solucione questões relacionadas ao tema "Monitoração dos fluxos de tráfego de vídeo". 

Além disso, o Canal Brasil promoverá exibições de filmes pernambucanos de seus catálogos em sessões de cinema para o público, oferecendo ainda dois episódios da série "Lama dos Dias", que retrata o período de ebulição do movimento Manguebeat, e o Globoplay vai levar uma roda de conversa sobre Copa do Mundo e inovação, em parceria com o ge, Cartola Express, TV Globo e sportv. 

Programação 

Com cerca de 25 atividades, a participação da Globo começou na última quarta, dia 16 de novembro. O bate-papo "A Copa do Mundo como alavanca de inovação" contou com mediação da repórter e apresentadora do GE PE Sabrina Rocha e participação de Juliana Franchin – UX ge, sportv, Premier, Cartola Express; Matheus Petrovich, do MediaTech Lab da Globo, e o gerente de Produtos do Globoplay Daniel Rodrigues, e trouxe o que a Globo está preparando para garantir a melhor experiência ao público durante a competição de futebol mundial. A mesa "Tecnologias Digitais e Analógicas: aprendendo com o melhor dos dois mundos", sob a mediação da repórter Bianka Carvalho, reuniu a ganhadora do Prêmio do Movimento LED com o Programa Futuras Cientistas Giovanna Machado, o empreendedor Social Edgard Gouveia e o Head de Mediatech Lab da Globo PH Castro, e discutiu sobre como ressignificar a tecnologia e utilizá-la de modo para potencializar o aprendizado dentro e fora das salas de aula. 

Nesta quinta, 17, é a vez da cantora e apresentadora do "Saia Justa", do GNT, Larissa Luz; da professora e escritora Bárbara Carine; e da escritora e contadora de histórias Kemla Baptista participarem da mesa "Narrativas do audiovisual na educação antirracista". O jornalista Márcio Bonfim media essa conversa que vai discutir o impacto do movimento antirracista na forma como se produz e se consome conteúdo na atualidade. A Globo participa ainda do painel "Indústrias em Rede" para contar como a empresa trabalha com Inovação Aberta e promove um bate papo com mediação do jornalista Pedro Lins para contar como vai ser a tv do futuro, na mesa "TV do Futuro: o controle em suas mãos".

Na sexta, 18, o Trilho LED leva três importantes discussões ao encontro. A repórter Monica Silveira media a mesa "O papel da educação no enfrentamento da violência de gênero", que vai discutir questões que evidenciam a relevância da educação na construção de uma sociedade menos violenta para as mulheres, com a participação de Vivian Santiago, coordenadora de Diversidade e Inclusão do Instituto Moreira Salles; Priscila Pereira, gestora de Projetos na área de Direitos Humanos do Canal Futura; e Carol Raimundi, repórter do "Fantástico". Com foco na interação entre os meios digitais e a educação, a mesa "Idade Mídia, uma conversa sobre mídia e educação" propõe a reflexão sobre o encontro da educação com as mídias digitais visando educar. Para o debate, estarão reunidos a advogada e produtora cultural Jéssica Janssen; a pesquisadora Soraya Medeiros e a estudante Juliana Torres, com mediação do jornalista e professor Sérgio Rizzo. E o ator Thardelly Lima, o idealizador do projeto Acelera no Enem (finalista da 1ª edição do Prêmio do Movimento LED) Rhayann Vasconcelos e Carol Campos, fundadora do Vozes da Educação e Pesquisadora Associada do CPRE/Teachers College – Columbia University, conversam sobre a importância do ressignificado de aprender na mesa "Da sala de aula para escola da vida", sob mediação da atriz e apresentadora do "Saia Justa", do GNT, Luana Xavier. 

Duas rodas de conversas fecham o festival no dia 19. A cantora Maria Gadú, o estudante e digital influencer indígena Cristian Wari'u e Paula Mendonça, coordenadora do Instituto Alana, conversam na mesa "Por um futuro no presente – infâncias, educação e meio ambiente". Sob mediação da jornalista Beatriz Castro, os participantes debatem sobre como a crise climática e socioambiental impacta os direitos das crianças, dos humanos e da natureza. Já a mesa "Como reinventar o aprendizado remixando cultura e arte?", mediada por China Ina, apresentador do Multishow, tem o propósito de entender como a cultura é capaz de potencializar o aprendizado, trazendo um olhar multidisciplinar para a educação. Enriquecem essa discussão Cannibal, músico integrante da banda Devotos; Deca Farroco, gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho; e o professor Jayse Ferreira, escritor, arte educador e especialista em Psicopedagogia.

A Co.Liga, escola de economia criativa, uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a OEI Brasil, será responsável por oferecer quatro oficinas durante o Rec'n'Play Festival. Entre elas, estão "Podcast – da ideia ao streaming" e "Direito autoral no audiovisual". Para participar de qualquer uma das atividades oferecidas, o público deve se inscrever gratuitamente no site do festival

O Movimento LED – Luz na Educação está em linha com um dos compromissos assumidos publicamente pela Globo, recentemente, com a agenda ESG. O projeto é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho, e trabalha em três pilares de atuação: uma premiação, um festival e uma plataforma de relacionamento permanente com os interessados pelo tema. Para a participação no Rec'n'Play, o Trilho LED conta ainda com a parceria do Instituto Alana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui