Terra Bruta Produções promove oficinas de Roteiro, Direção, Produção e Produção Executiva

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, a Terra Bruta Produções, por meio de suas sócias Lihemm Farah, Mariana Ramos, Mayara Del Bem e Renata Spitz, promoverá duas oficinas online e gratuitas de Roteiro, Direção, Produção e Produção Executiva. O público-alvo das oficinas são os alunos da rede pública de ensino, mas todos que tiverem interesse em participar podem se inscrever. 

Mariana Ramos e Renata Spitz serão responsáveis pela oficina de Roteiro e Direção, marcada para o dia 25 de fevereiro, às 16h. A oficina tem como objetivo elencar o processo que vai da ideia à escrita do roteiro e sua visualidade. Será apresentado aos alunos tudo o que implica as funções do roteirista e do diretor em uma obra audiovisual. Primeiro, será abordada a prática da escrita do roteiro, trabalhando seus formatos, a técnica e a criatividade e introduzindo o percurso da sinopse ao roteiro. Logo, seguirá para realçar aspectos importantes para a narrativa: os personagens, conflitos e resoluções. Após a primeira parte da oficina, será a vez de analisar o papel do diretor: quais os limites de interferência do diretor na história? O que consiste a decupagem cinematográfica e qual a relação da escrita com a direção? Dessa forma, a oficina pretende introduzir o aluno no universo criativo do audiovisual, colocando-o em contato com as etapas desse processo, aguçando-o para a análise de filmes e conteúdos audiovisuais para torná-lo consciente do próprio processo criativo.

No dia 26 de fevereiro, também às 16h, Lihemm Farah e Mayara Del Bem oferecerão a oficina de  Produção e Produção Executiva, que tem como objetivo abordar o papel do produtor no processo de produção de um filme – tanto o produtor executivo quanto o diretor de produção. O conteúdo é destinado a jovens que pensam em ingressar no mercado de trabalho e não tiveram a oportunidade de conhecer melhor o que fazem esses profissionais ou, ainda, para aqueles que já têm algum tipo de experiência e querem se aprofundar nessas funções.

Também serão abordadas as possíveis formas de financiamento de uma obra audiovisual – como formatar um projeto para que ele atinja seu público-alvo desde a etapa de desenvolvimento, como criar um orçamento e cronograma de produção, como distribuir seu filme em festivais nacionais e internacionais, e por fim, como rentabilizar esse produto.

As inscrições devem ser feitas pelo link

O projeto é idealizado pela Terra Bruta Produções com apoio financeiro da Secretaria Municipal de Cultura – Cidade do Rio de Janeiro, com recursos da Lei Aldir Blanc. 

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde. Parabéns pela iniciativa. Espero poder aproveitar bem estas aulas e fazer um ótima diferença no mercado audiovisual nacional. Meu maior sonho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui