Douglas Tavolaro lança CNBC no Brasil

Douglas Tavolaro, chairman e presidente do Conselho Editorial da Times Brasil

O fundador e ex-CEO da CNN Brasil, o jornalista Douglas Tavolaro, volta ao mercado de mídia brasileira com o lançamento de um novo grupo, o Times Brasil, em sociedade com o fundo britânico Attention Economics. A nova empresa brasileira tem os direitos exclusivos de conteúdo em português da CNBC, uma das principais marcas de jornalismo de negócios do mundo, propriedade da NBCUniversal, que amplia sua presença local.

Conforme apurou TELA VIVA, a relação com NBCUniversal é uma parceria de licenciamento, sendo sócios da Times Brasil apenas Tavolaro e a Attention. Tavolaro, será o chairman e presidente do Conselho Editorial, que, de acordo com a nova empresa, operará de forma independente e seguirá padrões editoriais internacionais.

Além de um canal de notícias de negócios multiplataforma, com cobertura 24 horas, a nova empresa apresentará uma programação variada com temas que influenciam e inspiram o mundo dos negócios, incluindo política, esportes, lifestyle, programas de entretenimento e reality shows.

A nova empresa terá sede editorial em São Paulo e contará com correspondentes nas principais cidades brasileiras e no exterior. Ela terá presença multimídia e com canal na TV por assinatura, no streaming, nas plataformas digitais e em outros meios de distribuição. Sua data de lançamento será definida nos próximos meses.

Por ora, a empresa dá início às atividades de montagem de infraestrutura, definição de sedes, identidade de marca e conteúdo. Também começa a recrutar e treinar jornalistas e equipes de produção em todo Brasil.

Tavolaro idealizou e fundou a CNN Brasil em 2020, ficando um ano à frente da empresa. Neste período, implantou mais de 5,5 mil horas de jornalismo exclusivos e ao vivo na TV, com mais de 4 mil horas dedicadas à cobertura da pandemia. Sob sua coordenação, a empresa tornou-se a maior audiência entre o público AB dos canais de notícias brasileiros (79% no mercado nacional), com o maior índice na faixa etária jovem (entre 35 e 49 anos), e com mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais. Antes da CNN Brasil, Tavolaro foi vice-presidente de jornalismo no Grupo Record por 17 anos.

A britânica Attention Economics é especializada em empreendimentos de mídia internacional, operou em parceria na estruturação do novo negócio. A empresa é representada por Gregory Beitchman, que já atuou como vice-presidente Comercial Sênior da WarnerMedia e da CNN International, e como líder comercial global da Thomson Reuters. Beitchman atuou no lançamento de mais de doze novas empresas de mídia ao redor do mundo. Ele implementou operações licenciadas para a Bloomberg na Europa Oriental e para a CNN no Japão, Suíça, República Tcheca, Indonésia, Filipinas, Turquia, Grécia, Índia e África.

Já o acordo de licenciamento, primeiro desse tipo assinado pela CNBC no Brasil, inclui acesso a todo o conteúdo exclusivo produzido pela marca ao redor do mundo e será exibido, em primeira mão, pela empresa brasileira na TV e em todas as plataformas digitais. Além do novo acordo de licenciamento, a NBCUniversal tem presença no Brasil com as marcas de entretenimento Universal TV, USA e Studio Universal, através da joint venture entre o Grupo Globo e a NBCUniversal Internacional. A Times Brasil promete ainda jornalismo produzido por brasileiros para brasileiros.

A CNBC produz mais de 15 horas de programação ao vivo diariamente em uma rede de notícias que funciona ininterruptamente nos EUA, Ásia, Oriente Médio e Europa. Possui redações em Singapura e Londres, conectadas a estúdios de transmissão nos principais mercados internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui