Curta! lança em novembro novo SVOD em parceria com o NOW

O Curta! lançará no dia 1º de novembro uma nova marca de video on demand por assinatura (SVOD), o Curta!On, na plataforma Now, da Claro. Com o novo VOD, um clube de documentários para assinantes, o grupo espera distribuir adicionais R$ 1,2 milhão anuais em revenue-share de royalties aos titulares de conteúdos.

Para Julio Worcman, diretor geral do Curta!, "é extemporânea a exigência, da regulação infra-legal da Ancine, de que a primeira janela de filmes realizados com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual seja na TV, quando o VOD já deveria ser a opção de primeira janela sempre que possível".

O documentário original "Glauber, Claro", sobre a produção do cineasta Glauber Rocha na Itália na década de 70, concorre na Mostra Internacional de Cinema de SP que se inicia esta semana e tem estreia prevista no canal Curta! linear em dezembro e em seguida no Curta!On.

Outro filme original do canal que terá estreia na Mostra SP 2020 e deve ter a mesma sequência de janelas é "Todas as Melodias", uma retrospectiva da produção artística do cantor e compositor de clássicos da MPB como Pérola Negra, Luíz Melodia, falecido em 2019 quando a pré-produção do documentário já havia se iniciado.

Ambos documentários foram produzidos, para estreia no canal CURTA!, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) que é suprido, em sua maior parte (94%), por contribuições anuais das operadoras de telecomunicações e TV por assinatura para financiar o desenvolvimento da indústria nacional do audiovisual.

Segundo Júlio Worcman, a curadoria do canal já pré-contratou mais de 200 projetos de produção audiovisual original que receberam financiamento do FSA, para estréia no canal linear, sendo 120 longas metragens e 800 episódios de 60 séries documentais.

As outras marcas de OTT do grupo de difusão audiovisual liderado pelo canal Curta!, CineBR e CineDocs, acessíveis através da plataforma marketplace Tamandua TV, já distribuíram, desde o seu lançamento, em março de 2018, mais de R$ 1,7 milhão em royalties para os titulares de conteúdos ofertados nestes pacotes OTT, em SVA, aos assinantes de banda larga fixa da Claro.

A diretoria e equipes de curadoria do Curta! manifestam preocupação com a situação de paralisia que acometem a Ancine e o FSA, pois a tendência é a de comprometer a continuidade da produção de novos conteúdos e o planejamento das operações gerando enormes prejuízos financeiros e culturais para a sociedade brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui