Femina divulga filmes vencedores da edição de 2023 

Cena de do filme “Diálogos Com Ruth de Souza”, de Juliana Vicente (Foto: Divulgação)

O Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino anunciou na noite da última segunda, 18, os vencedores da sua 14ª edição, que foi realizada entre os dias 13 e 18 de dezembro, no CCBB Rio de Janeiro. "Diálogos Com Ruth de Souza", de Juliana Vicente, venceu o Grande Prêmio Femina Nacional, enquanto "Malqueridas", de Tana Guilbert, ganhou o Internacional.

Os mais de 30 filmes exibidos na mostra foram avaliados por dois júris: um para produções nacionais, composto por Ana Flávia Cavalcanti (atriz), Fernanda Teixeira (cineasta, montadora e diretora de arte) e Manaíra Carneiro (realizadora), e outro para os filmes internacionais, formado por Consuelo Lins (professora e pesquisadora), Marina Meliande (cineasta, produtora e montadora) e Beth Sá Freire (curadora de cinema). 

A programação, que teve entrada franca, reuniu curtas, longas, documentários e de ficção, todos dirigidos por mulheres cis, trans e pessoas não-binárias de 35 países e de oito estados brasileiros. A mostra contou ainda com sessões especiais e seminários sobre temas como violência contra mulher e desigualdade de gênero. Também na cerimônia de encerramento, houve uma homenagem à diretora brasileira Laís Bodanzky.

Confira a lista de vencedores: 

Competição Nacional 

Grande Prêmio Femina – "Diálogos Com Ruth de Souza", de Juliana Vicente;
Prêmio de Melhor Destaque Feminino – "Lidiane", filme experimental de Ludmila Curi;
Prêmio de Melhor Direção – Amanda Pontes e Michelline Helena, por "Quando eu me encontrar"; 
Menção Honrosa – para a direção de arte de Lyara Cavalcanti e a fotografia de Wilssa Esser no filme Infantaria", de Laís Santos Araújo; 
Menção Honrosa – "A Mulher Vestida de Sol", de Patricia Moreira;
Prêmio Especial do Júri – "Infantaria", de Laís Santos Araújo. 

Competição Internacional 

Grande Prêmio Femina – documentário "Malqueridas", de Tana Gilbert;
Prêmio de Melhor Destaque Feminino – Elizabeth Hobbs, diretora da animação "A Debubante"; 
Prêmio de Melhor Direção – Maryam Tafakory, por "O Jogo Dos Olhares";
Prêmio Especial do Júri – Helena Inês, pela vitalidade criativa fiel à sua trajetória revolucionária no cinema brasileiro, atualizada no filme "A Alegria É A Prova Dos Nove". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui