Fundação Roberto Marinho celebra Dia da Educação com eventos virtuais

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Roberto Marinho comemora o Dia da Educação, em 28 de abril, reforçando o movimento #Nem1PraTrás. Em 2021, a data será celebrada com uma série de atividades online sobre o tema, com foco em conectividade, ensino e aprendizado, trazendo uma agenda positiva, por meio da mobilização de cerca de 200 parceiros, para a construção de uma educação de qualidade para todos os brasileiros. A iniciativa de promover o Dia da Educação tem o propósito de enfrentar, apoiar e estimular as boas ações feitas Brasil afora, levando em conta as diferenças regionais, para que professores, alunos e famílias superem as dificuldades do período da forma mais eficiente possível. 

Série de lives "Classes Abertas"

Entre as atrações confirmadas, o grande destaque é o escritor americano e professor da University of Southern California, Henry Jenkins (foto). Autor do livro "Cultura da Convergência", da Editora Aleph, lançado há 15 anos e ainda atual em tempos de conectividade, Jenkins vai participar do debate "Educação e Mídias: o papel da escola, da comunidade e da cultura", que será ao vivo, às 16h, no YouTube do Canal Futura, com tradução simultânea. Ele estará acompanhado ainda de Tessa Jolls, CEO do Center for Media Literacy (instituição de educação midiática, sediada na Califórnia, EUA), e a apresentação ficará a cargo de Alexandre Sayad, pesquisador da USP que comanda a série Idade Mídia, no Futura. 

Esta será a primeira ação da série de lives "Classes Abertas", que vai reunir educadores, profissionais do campo da comunicação, cultura digital e direitos, sempre no YouTube do Canal Futura.  No dia 29, às 18h, para o debate "Informação e narrativas", os convidados serão Juan Mascardi (cronista do La Nación e professor da cadeira de produção de histórias audiovisuais para aprendizagem, da Universidade Aberta Interamericana, na Argentina), Natália Vianna (jornalista) ou Sofial Amaral (documentarista), ambas da Agência Pública, com mediação do jornalista Antônio Góis, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). 

No dia 30, também às 18h, Murilo Sanches (coordenador da Colmeia Educacional, focada em formar inovadores), Carla Zeltzer (CEO da FazGame, que faz uso da Educação 4.0 para o ensino da Língua Portuguesa) e Nina da Hora (aluna de Ciência da Computação na PUC-Rio e que comanda o podcast Ogunhê, que mostra negros que encontraram soluções para a humanidade através da ciência) vão debater "O lúdico e a experiência", com mediação da jornalista Sil Bahia e fundadora da plataforma PretaLab, que conecta mulheres negras e empresas de tecnologia. 

Debate do documentário "Prova Escrita"

O filme "Prova Escrita" será o tema do webinário que vai acontecer a partir das 9h30 via Zoom, no dia 28 de abril. Uma coprodução do Canal Futura com a produtora Outros Olhos, o longa foi vencedor do 10º pitching DOC Futura — seleção promovida todos os anos pelo Canal com projetos que abordem temas de relevância social. O documentário apresenta os desafios e estratégias de Janaína Barros, uma coordenadora pedagógica de Seabra, no interior da Bahia, para reduzir o abandono e tornar o ambiente escolar mais acolhedor para os estudantes. 

O estado da Bahia é um dos líderes nacionais em defasagem e abandono escolar entre jovens e adolescentes, segundo pesquisa do IBGE, divulgada 2019. A unidade escolar de Seabra não foge à essa regra e no início do ano de 2019 apresentava índices em torno de 40%. O desafio diário de Janaina é mudar essa realidade e para isso, desenvolveu métodos próprios para ouvir os alunos, criar espaço de diálogo com professores e incentivar um ambiente mais acolhedor e de estímulo à aprendizagem. 

O webinário terá a participação da coordenadora pedagógica, do diretor e roteirista Luís Gustavo Ferraz e do produtor Lucas Brito Cortez. O filme está disponível online e as inscrições para participar do debate já estão abertas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui