Longa-metragem "Carro Rei", de Renata Pinheiro, foi o grande vencedor do 12º Cinefantasy

A atriz Clarissa Pinheiro apresentou no último sábado, dia 18 de setembro, a cerimônia de encerramento da premiação do 12º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, o principal do gênero no país.

O longa-metragem "Carro Rei" (foto), de Renata Pinheiro, foi o grande vencedor da noite com quatro premiações: melhor filme, direção e ator (para Matheus Nachtergaele). O longa também foi o indicado brasileiro para disputar o Prêmio FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico – o Oscar do Cinema Fantástico.

Entre as obras de ficção, também se destacaram Anna Mendelssohn e Thomas Marschall, que levaram o prêmio de Melhor Roteiro pelo filme "Criaturas Ordinárias", e Beatriz Spelzini, melhor atriz pelo filme "Anomalia". Já o melhor documentário foi "Açucena", de Isaac Donato. "NuhuYãg Mu YõgHãm: Essa Terra é Nossa", de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero levou Menção Honrosa. 

De acordo com a diretora Monica Trigo, a 12ª edição do Festival Cinefantasy mostrou a força do audiovisual. A premiação também mostrou a potência feminina no cinema, dos 37 prêmios distribuídos, 20 foram conquistados por mulheres.

"Especialmente agora nesse momento no qual as mulheres do Afeganistão estão ameaçadas pelo Talibã e podem perder seus direitos à educação, ao trabalho, à liberdade de circulação e à vida. Essa edição foi um grito pela segurança e contra todas as formas de discriminação e abuso", salientou Trigo, que também preside a FANTLATAM.

A premiação completa está disponível no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui