A TILT REC, studio content, lança nesta semana um novo braço para atender a uma demanda já conhecida e que vem aumentando no mercado de propaganda e de entretenimento: os filmes curtos e verticais. A Tilt Snack nasce de uma necessidade que os sócios Beto Macedo e Tiago Berbare têm observado nos últimos anos, como o comportamento das marcas em relação ao lançamento de produtos. Os sócios explicam que o filme master, formato 16×9 na mídia tem sido cada vez menos o desejo das marcas e agências. Demandas por múltiplos filmes curtos, já pensados para o formato das redes sociais, e que se adequam melhor às novas realidades de baixo orçamento, são atualmente a maioria dos briefings de comunicação.
Segundo o estudo Digital AdSpend 2022, realizado pela Kantar IBOPE Media, em parceria com o IAB Brasil, o investimento em publicidade digital no Brasil alcançou R$ 32,4 bilhões em 2022. Para 2023, a previsão era de que 83% dos anunciantes pretendiam manter ou aumentar os investimentos em comparação a 2022, e o formato online vídeo foi o mais citado (67%) entre os modelos de anúncios que deveriam receber mais investimentos em 2023.
Tem campanhas que a muito tempo atrás eram chamadas de 360, que é o envolvimento de todas as formas de comunicação dentro de uma estratégia. Com o Tik Tok e o Instagram se fortalecendo como uma mídia eficaz para as marcas e a crescente onda de influenciadores que surgem, também começaram a aparecer novas demandas. Antes o vertical era visto apenas como uma peça a ser feita porque era o formato daquele canal específico, agora o vertical deixou de ser desdobramento e passou a ser a peça principal", explica Tiago Berbare, sócio fundador da TILT REC e Tilt Snack.
A Tilt Snack traz a proposta de pensar no filme a partir do formato. Assim, o vertical já nasce no briefing e reflete em toda a cadeia de produção – cenário, lente, casting, arte, motion – garantindo uma entrega com qualidade e que tenha as utilidades das redes sociais. "Mesmo que tenham poucos requisitos, pensar e filmar partindo do formato tem uma diferença enorme porque normalmente filma-se em 16×9 e depois faz as adaptações, e isso nem sempre fica legal. Quando você cria já no formato o resultado é muito melhor", complementa Beto Macedo.
O foco da Tilt Snacké criar campanhas, micro docs, fashion films e tudo o que couber em um "snack": Reels, Stories, TikToks, Visualizers, promos, versões, pílulas e outras histórias para mobile. A produtora já nasce com um portfólio amplo e para grandes marcas como Havaianas, Converse, Fila, Eudora e Sabrina Sato, que pode ser visto no site. O próximo grande lançamento será para a campanha da Todavia para os livros do selo Baião para Infâncias, onde a Tilt Snack fará os vídeos da campanha de dia das crianças nas redes sociais.