Canais FAST: um guia rápido sobre o streaming gratuito que está revolucionando a oferta de conteúdo na TV

Os FAST Channels (Free Ad-Supported Television), ou canais FAST, em português, são canais de streaming gratuitos que oferecem conteúdo audiovisual suportado por anúncios. Estes canais são oferecidos por plataformas FAST como a plataforma da Samsung – o Samsung TV Plus – onde sua principal característica, ao contrário de alguns serviços de streaming populares entre os brasileiros pagos, é o de permitir que os usuários assistam a filmes, séries, novelas e muitos outros programas por uma TV conectada à internet, de forma 100% gratuita justamente graças à presença de anunciantes.

*Aline Jabbour é diretora de Desenvolvimento de Negócios do Samsung TV Plus para a América Latina.

No Brasil, a oferta de canais FAST está em crescimento, impulsionada pela demanda por conteúdo gratuito de um consumidor que está cada vez mais exigente e pela popularização do streaming principalmente impulsionada durante a pandemia e que mesmo após este período se mantém alta e constante. Em mercados maduros, como o dos Estados Unidos, são mais de mil canais distribuídos em plataformas variadas. O relatório recente da nScreenMedia também mostra que o modelo gerou um volume de receita publicitária de US$ 2 bilhões em 2021 no mercado norte-americano – e deve alcançar até US$ 4,1 bilhões em 2023.

Muito desse sucesso – e enorme potencial – se dá graças ao aumento do acesso à internet e a dispositivos inteligentes, como smartphones e Smart TVs, ao dia a dia dos brasileiros, que agora buscam opções de entretenimento mais acessíveis que no final ajudem a "fechar a conta". O consumidor hoje, além de buscar um entretenimento que seja relevante às suas necessidades que estão mais apuradas, amplificadas e específicas, busca alternativas que gerem além da experiência o melhor custo benefício e para isto aceitam a publicidade como uma "moeda de troca" para este acesso e é aí que entram os anunciantes que passam a enxergar no modelo FAST uma boa oportunidade para descobrir novas audiências, alcançar um público do streaming e criar conexões mais assertivas, engajadoras e que possibilitam um long tail da comunicação e da relação com o público.

O Samsung TV Plus, é uma plataforma que faz parte do mundo FAST e que coloca a Samsung em uma posição privilegiada dentro do universo do entretenimento e da oferta de conteúdo pois com o Samsung TV Plus, o consumidor não precisa se preocupar em baixar o APP do serviço, fazer algum cadastro ou se preocupar em ter que fazer qualquer tipo de ação. Para poder usufruir a programação que a plataforma oferece, basta conectar a Smart TV Samsung à rede de internet da residência, selecionar o ícone do Samsung TV Plus, navegar no guia de programação ou na Homepage (seção "Descubra") e escolher o conteúdo que mais combina com o seu "mood" do dia.

E temos programação para todos os moods e para todos os perfis de audiências que fazem parte de um único lar – sejam elas das mais diversas gerações e de perfis e de gêneros – nosso serviço oferece uma gama variada de conteúdo, especificamente mais de 65 canais, desde notícias, esportes, novelas, conteúdos infantis, gastronomia, filmes, séries, estilo de vida e muito mais – tudo isso sem nenhum custo para os usuários.

Além da diversidade de canais, especialmente selecionados pela Samsung para assegurar o melhor conteúdo e o mais relevante para a nossa audiência, também selecionamos a publicidade oferecida nestes canais usando toda nossa inteligência, dados proprietários e insights para oferecer a publicidade certa para o consumidor certo e na narrativa certa e adaptada ao meio de consumo e ao canal/conteúdo consumido buscando uma experiência de entretenimento contínua entre a programação e a publicidade respeitando assim a marcas e consumidores.

O FAST não é mais uma tendência e sim uma realidade no Brasil. Trata-se de um lugar de encontro entre marcas e consumidores, entre conteúdo e marcas e entre oferta e consumo; tudo isso acontecendo no melhor do momento dia – relaxamento – e com a maior atenção e engajamento do consumidor – experiência. Para as marcas, FAST é significado de potenciais negócios, leads e conversão no ambiente streaming e para os consumidores – um direito e o acesso de forma democrática a um conteúdo de alta qualidade que possibilita que façam parte de mundos, conversas, viagens, descobertas e tantas outras oportunidades com apenas um controle remoto e um clique.

O poder de uma jornada de diversão gratuita está nas mãos do consumidor e a Samsung faz parte deste movimento transformador de oferta e consumo. FAST é um mercado que está em efervescência e que continuará assim com a evolução das plataformas, da entrada de players de conteúdo neste universo, de marcas cada vez mais presentes e de consumidores cada vez mais exigentes.

No mundo do FAST ganham todos sempre, enquanto o ecossistema se mantiver saudável e totalmente focado no que é realmente o maior objetivo de todos os envolvidos nesta equação: o entretenimento do consumidor.

4 COMENTÁRIOS

  1. Matéria completamente tendenciosa!
    Foi paga pela Samsung?!
    Está nítido que sim.
    Por isso que, cada vez mais, "youtubers", "influenciadores" e "jornalistas" estão ficando sem credibilidade alguma: Pelo simples fato de mostrarem quem realmente são, e ao que realmente vieram.

    • Caro Sidney,
      Este é um artigo de opinião escrito e assinado por uma executiva da Samsung, identificada como tal. Achamos relevante a opinião de um player deste porte no mercado e por isso publicamos. Este noticiário não publica conteúdo editorial pago.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui