Switch off em São Paulo e outras capitais acontecerá em 2015, mas desligamento total será postergado

O Ministério das Comunicações está desenhando o plano de apagão da TV analógica e, conforme adiantou este noticiário, prevê o switch off gradual dos sinais analógicos. A novidade, anunciada na abertura do Congresso SET, organizado pela Sociedade de Engenharia de Televisão, é que o governo já trabalha com a possibilidade de postergar o desligamento analógico em algumas localidades. A informação foi dada pelo secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Minicom, Genildo Lins, no evento.

A este noticiário, Lins afirmou que o Minicom prevê fazer o desligamento dos sinais analógicos na cidade de São Paulo e de mais duas ou três localidades ainda em 2015. A maioria dos grandes centros urbanos deve seguir o plano previsto no decreto que instituiu o Sistema Brasileiro de TV Digital, de junho de 2016. "Nos Estados Unidos ainda não desligaram completamente a TV analógica", lembra Lins, mostrando a extensão de tempo que a tecnologia analógica pode ganhar nas menores praças.

A diretora de outorgas da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, Patricia Ávila, disse no evento que a Região metropolitana de São Paulo (27 cidades) deve ter o processo de switch off iniciado em março de 2015. Em seguida, virão Brasília e as capitais do Sudeste (com suas regiões metropolitanas, 24 cidades). Ainda em 2015 serão desligadas as capitais do Nordeste, outras 35 cidades.

Em 2016, conta a diretora, será a vez das capitais do Centro-Oeste e do Norte (24 cidades) e do interior de São Paulo, , com 434 cidades. No final do ano acontece o switch off de outras 477, completando a cobertura de grande parte da população nacional, concentrada nas maiores cidades.

Segundo Lins, o Minicom já estuda a possibilidade de reeditar o decreto da TV digital, permitindo que sejam mantidas as transmissões analógicas em diversas praças.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui