86% dos profissionais de mídia planejam aumentar ou começar investimentos em TV conectada

De uma possibilidade futura a uma opção frequente nos planos de milhares de clientes, de marcas locais a alguns dos maiores anunciantes globais, a TV Conectada (CTV) se tornou realidade no Brasil em pouco tempo, principalmente impulsionada pelo novo hábito de consumo de televisão no país – onde 87% da audiência já prefere assistir seu streaming favorito na CTV.

Recentemente, a MetaX se juntou à Nielsen Brasil para traçar um panorama e levantar as principais tendências e possibilidades trazidas pela TV conectada para anunciantes no Brasil e no mundo, conteúdo que agora passa a ficar disponível gratuitamente a todos. "TV conectada: tendências, relevância e oportunidades para o agora" foi apresentado por Sabrina Balhes, country leader da Nielsen Brasil; e Alexandre Dantas, diretor de parcerias e publishers da MetaX para a América Latina, com mediação de Karan Novas, especialista em criatividade e marketing.

Balhes destacou detalhes sobre como o consumo de conteúdo de CTV aumentou nos últimos anos nos Estados Unidos, praticamente dobrando de audiência em todas as faixas etárias entre 2012 e 2017 – o que causou também um crescimento acelerado do investimento publicitário. No Brasil, isso se reflete cada vez mais, com pesquisa realizada em maio de 2021 indicando que 73,5% do público já tem a assinatura de plataformas como principal forma de consumo de vídeos – incluindo aquelas com modelo baseado em anúncios.

"O streaming passou a ser o formato de vídeo preferido do público brasileiro", reforça Balhes. "No Brasil, hoje, quase 80% das pessoas consomem vídeos em streaming mais de uma vez por semana, o que faz que já seja um hábito consolidado do consumidor brasileiro", complementa.

Isso se reflete diretamente no interesse dos anunciantes em estar neste ambiente e, portanto, o das agências em encontrar soluções atrativas para a comunicação da marca, conforme mostra outra pesquisa apresentada por Balhes: "Temos, entre quem quer aumentar o investimento e quem quer começar a investir em publicidade na TV conectada, 86% dos profissionais de mídia do mercado brasileiro dizendo que este é um formato que estão dispostos a considerar entre as novas formas de integração de seus planos de mídia".

Relevância 

Alexandre Dantas, da MetaX, mostrou alguns dados sobre o volume de audiência e as possibilidades que a CTV oferece hoje em criatividade e impacto. Segundo ele, apenas com as soluções da MetaX, hoje é possível chegar a 15 milhões de usuários diariamente, explorando novos formatos adequados para a jornada da audiência em streaming. As mensagens de marca são veiculadas em diferentes momentos da navegação nas Smart TVs e plataformas como PlutoTV, Vix e Runtime Media.

Normalmente, os anúncios em TVs conectadas são reconhecidos como vídeo in-stream, mas envolvem também outros locais, como os instantes de ligar e desligar a TV, independentemente do tipo de conteúdo. "Na CTV, os telespectadores controlam o que e como querem ver, então os anúncios precisam ser adequados ao seu comportamento na frente da TV", pontuou Dantas, enfatizando que a MetaX oferece opções estratégicas de mídia para o mercado brasileiro, permitindo que anunciantes em diferentes setores atinjam efetivamente seus públicos desejados por meio de entregas contextuais, especialmente na esfera da consideração de marca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui