ABA se desliga do Cenp

A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) decidiu deixar o quadro associativo do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão). A decisão da diretoria, em votação nesta sexta, 22, foi unânime. 

Em comunicado, a entidade lembra que foi uma das fundadoras do Cenp, "quando o mercado e os atores do ecossistema publicitário se encontravam em estágio de desenvolvimento muito diverso do atual, com desafios e perspectivas completamente diferentes". 

O Cenp tem como fundadoras as entidades que formularam e assinaram as Normas-Padrão da Atividade Publicitária em 1998, num total de oito, representando os três segmentos do mercado da comunicação publicitária: anunciantes (ABA); agências de propaganda (Abap e Fenapro) e veículos de comunicação (Abert, ABTA, Aner, ANJ e Central de Outdoor). São associadas ainda ABMN, ABOOH e Fenapex. Sem a ABA, o tripé responsável pela autorregulação do mercado publicitário perde um calcante.

A ABA destaca na nota que segue comprometida com a autorregulamentação. "O mundo mudou. O mercado evoluiu muito. Novos e grandes desafios batem à porta, o que nos empurra, mais do que nunca, para a necessidade de uma reflexão profunda e livre sobre as novas tendências de comunicação e mídia que envolvem interesses dos anunciantes, veículos, agências e tantos outros atores deste segmento econômico. É nossa obrigação discutir e compreender com franqueza de propósito e técnica como contribuir para tornar o mercado publicitário cada vez mais livre, pujante e dinâmico". 

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