Anima Forum acontece de 24 a 26 de julho na Unibes Cultural, em São Paulo

Entre os dias 24 e 26 de julho, a Unibes Cultural, em São Paulo, recebe o Anima Forum, que faz parte da programação do 27º Anima Mundi. Os encontros com animadores, cineastas, produtores e demais envolvidos na cadeia da produção de animação no Brasil têm como objetivo refletir, discutir, avaliar e planejar os rumos do setor.

O grande destaque é a apresentação do primeiro Mapeamento da Animação no Brasil, pesquisa realizada pelo Anima Mundi em parceria com a empresa de consultoria Jleiva Cultura & Esporte. O painel acontece nesta quarta, 24, com a presença de Cesar Coelho, um dos diretores fundadores do Anima Mundi, Fernanda Cintra, diretora executiva do festival, além de Reynaldo Marchesini, criador da produtora de conteúdo Flamma; Ricardo Rozzino, da Pinguin Content; e Samuely Laurentino, da Jleiva.

Na mesma data, a cineasta Lais Bodansky ("Como Nossos Pais") participa de uma mesa sobre o mercado da animação brasileira junto da presidente executiva da Apro, Marianna Souza, e da produtora Luiza Favale, com mediação de Rachel Valle, gerente de projetos audiovisuais do Projeto Paradiso. Na quarta-feira também serão apresentados cases de animação publicitária que abordaram de forma inovadora temas de responsabilidade social. Por fim, o designer de produção Paulo Muppet, sócio-fundador da Birdo, responsável por produções como "Clube da Anittinha", promove uma masterclass do processo de pensar a animação sob o ponto de vista da biologia.

Na quinta, 25, o destaque é a mesa Animação para Adultos, com participação de Krishna?Mahon, criadora do canal do YouTube Imprensa Mahon, Marcelo Pereira, Cesar Cabral e mediação de Cesar Coelho, um dos diretores fundadores do Anima Mundi. Outra atração da data é um workshop de trilha sonora para animações com Gustavo Kurlat e Fábio Stamato, da Ultrassom, além de uma palestra sobre Animação para crianças, em que Reynaldo Marchesini e Teresa Rego vão abordar os desafios da criação de animações para o público infantil. Marchesini também vai mediar a mesa sobre coprodução no Brasil, em que Marcelo Pereira, Gabriel Garcia, Aline Belli e Ducca Rios debatem sobre o que falta para que ocorram mais coproduções entre estúdios e produtoras do país.

Na sexta, 26, uma mesa reúne lideranças femininas da animação para debater os processos criativos e executivos de seus atuais projetos – Priscila Kellen, Beth Carmona e Lena Franzz conversam com a mediação de Ana Lúcia Godoy. Na data, a equipe da Mauricio de Sousa Produções participa com uma apresentação da jornada das animações da empresa. Já Ricardo Rozzino, da Pinguin Content, compartilha seus aprendizados com os dois principais cases da produtora: "Peixonauta" e "Show da Luna".

No último dia do Anima Forum, o advogado Gilberto Toscano avalia quais os principais cuidados na proteção dos direitos autorais das criações em animação. Já o Anima Coaching, espaço exclusivo, recebe projetos de animação de iniciantes ou experientes para passarem por orientações de profissionais das áreas de Distribuição, Mercado, Narrativa, Consultoria Pedagógica, Produção e Regulamentação. Um deles será premiado com o Super Coaching – este, passará quatro horas dentro de um grande estúdio de animação recebendo atendimento intensivo de profissionais das diversas áreas do estúdio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui