FESTin ON Niterói, mostra online e gratuita, exibe cinema em língua portuguesa

O FESTin ON Niterói, mostra gratuita e online, irá exibir, entre os dias 11 e 29 de março, o melhor do cinema em língua portuguesa por meio de uma plataforma de streaming própria. Para acompanhar a programação de obras de países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o público deve se inscrever gratuitamente. 

É a primeira vez que o FESTin desembarca – ainda que virtualmente – na região do Rio de Janeiro, especificamente na cidade de Niterói, reconhecida por sua recente produção audiovisual. A novidade desta itinerância do FESTin é que os profissionais do audiovisual local também participam da mostra, com suas premiadas produções. Esta participação foi possível em função da parceria da Casa da Gente Produções com a Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa (ASCULP), responsável pela realização do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. 

O objetivo dessa parceria, que conta com o apoio do Governo Federal do Brasil, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, é promover um intercâmbio entre os realizadores e suas mais distintas obras. A programação envolve a exibição de 14 curtas-metragens e quatro longas-metragens, além de promover debates online que vão reunir realizadores de Niterói e de diversos países. Além dos filmes brasileiros, o público poderá apreciar produções de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Para Luana Dias, que assina a direção geral do FESTin ON Niterói, é uma imensa alegria poder fomentar este diálogo entre as produções audiovisuais dos países de língua portuguesa e de Niterói. "Com essa mostra, o público brasileiro, em especial o do estado do Rio de Janeiro, terá acesso a obras cinematográficas nunca ou raramente exibidas no Brasil, que retratam toda a diversidade e riqueza cultural dos países de língua portuguesa, com especial destaque para a produção dos países africanos. Paralelamente, o público dos demais países da CPLP poderá assistir aos filmes dos realizadores de Niterói, apostando também em talentos e empresas locais", pontua. 

Produção niteroiense 

Os quatro niteroienses que têm se destacado em suas recentes trajetórias e que fazem parte desta mostra são Ivan de Angelis (curta "Abismo"), Marina Pessanha (longa "Tokio Mao – O Último Kamikaze"), Rosa Miranda (curta "Privilégios") e Éthel Oliveira (curta "Arremate"). Algumas dessas produções foram premiadas em vários festivais. Além da exibição, eles também vão marcar presença no Conexões FESTin ON Niterói, rodas de debate com temáticas voltadas para o desenvolvimento do cinema na cidade.

Destaques da programação 

Entre os títulos selecionados, estão o documentário português "Os Últimos Dias", dirigido por Cristina Ferreira Gomes, premiado no 11º FESTin Lisboa, em 2020. O filme revela um olhar íntimo para a atividade de jornalistas independentes e para a vida das famílias que habitam um prédio de ocupação, revelando o drama diário, crescente e intenso sentido na sociedade brasileira. A história se passa nos derradeiros dias da campanha para as eleições presenciais brasileiras de 2018. 

De Cabo Verde/Portugal, "Os Dois irmãos" é outro destaque da programação. O filme, dirigido por Francisco Manso, se desenrola em torno de um imigrante em Lisboa, André. Após receber uma carta do pai, ele se vê obrigado a regressar a Cabo Verde com a missão de limpar a honra da família, mas acaba se sentindo dividido entre a pressão do pai e da aldeia e a amizade e ternura que sente pelo irmão, João.

Por fim, "A Gravidez é Nossa", de Moçambique, é um curta de David Aguacheiro e Tina Krüger que retrata as diferentes fases de quatro homens que vivem uma comunidade rural moçambicana. Esse período vai desde a primeira namorada até a espera pelo primeiro filho ou o casamento de muitos anos. O que eles têm em comum é o desejo de mudar a maneira tradicional como os homens da sua comunidade enxergam a contracepção, a gravidez, o cuidado com as crianças e as tarefas domésticas. O filme recebeu menção honrosa no 11º FESTin Lisboa de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui