ANIMATIBA – Festival Internacional de Animação de Curitiba será realizado entre 1º e 15 de setembro

No dia 1º de setembro terá início a segunda edição do ANIMATIBA – Festival Internacional de Animação de Curitiba, que terá sua versão 2021 feita em formato 100% online. 

Mais de 1500 filmes de mais de 100 países diferentes foram inscritos e, destes, 204 filmes foram selecionados para as mostras competitivas. Todas as obras poderão ser assistidas gratuitamente pelos internautas na plataforma de streaming Play Animatiba, criada exclusivamente para o festival. 

O evento também contará com lives interativas com profissionais do mundo da animação. Já estão confirmadas presenças de entidades como Abranima – Associação Brasileira de Animação; ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação; AVEC – Associação de Vídeo e Cinema do Paraná; e SIAPAR – Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná, além de produtores de longas-metragens e de séries televisivas, professores e pesquisadores universitários. 

A sessão de premiação ocorrerá no dia 10 de setembro, enquanto o encerramento será no dia 15, com o lançamento do catálogo do festival, chamada para as inscrições para o Animatiba 3 e distribuição de prêmios aos participantes. 

O ANIMATIBA 2021 conta com quatro categorias competitivas: Longas-metragens, com sete filmes na disputa; Mundo Curtas, com 139 filmes estrangeiros concorrendo; Brasil Curtas, com 30 filmes nacionais competindo; e Curtas Estudantis, com 27 filmes saídos de faculdades e escolas de animação. Serão premiados melhor roteiro, melhor direção, melhor design e técnica de animação, melhor trilha sonora e melhor filme. 

O idealizador do festival, Paulo Munhoz, revela que transferir o festival do presencial para o online foi um grande desafio, mas que já trouxe muitos frutos inesperados. "Devido à grande quantidade de filmes inscritos, já podemos dizer que o ANIMATIBA, um festival brasileiro e curitibano, atraiu o olhar do mundo todo. Isso deu ao festival uma riqueza espetacular, pois temos a visão de mais de 50 países diferentes sobre temas como a pandemia, guerras, revoluções sociais, clima e as mais diversas relações humanas, com narrativas, estilos, técnicas e gêneros diferentes, que vão do humor ao drama, da aventura clássica a filmes experimentais", afirma o realizador e cineasta. 

A mostra de longas-metragens é a mais aguardada do festival e conta com filmes da Nigéria, da Índia, da Rússia, da Hungria, do Chile, da Argentina e da Venezuela. "A qualidade dos filmes é simplesmente absurda. São 15 dias para maratonar sem parar com toda a família. A comissão avaliadora terá um grande desafio para selecionar os campeões", enfatiza Munhoz. 

ANIMATIBA é uma realização das empresas TECNOKENA e CLIPAGEM, e conta com incentivo cultural das empresas COLÉGIO POSTIVO e CONDOR, e apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. 

Os filmes estarão disponíveis a partir do dia 1º, por meio do site, onde também já está divulgada a programação completa do evento. 

(Na foto: o filme "Elulu", de Gabriel Verdugo Soto, do Chile).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui