Estudo da Kantar explora o poder da influência negra na mídia e publicidade

Taís Araújo está no top 5 das celebridades negras na mídia (Foto: Globo/ Luiz Ribeiro)

De acordo com dados do Censo 2022 do IBGE, 56% da população brasileira é formada por negros. Com tamanha representatividade, o Data Stories, conteúdo mensal da Kantar IBOPE Media, aborda neste mês de junho a presença negra nos espaços de mídia e publicidade.

Dados do Celebscore mostram que entre 317 celebridades pesquisadas, as mulheres negras têm pontuação acima da média da pesquisa. A cantora Iza é a 5ª celebridade mais admirada e a 3ª no atributo Formadora de Opinião entre as 319 testadas. Já o Celebscore do ator Lázaro Ramos é 9% maior que a média das celebridades e ele ainda ocupa a 4ª posição na identificação com o segmento Universidades. Dos 25 atributos pesquisados, a atriz Erika Januza fica no top 15 de 16 deles. O cantor Thiaguinho tem 95 mais awareness (conhecimento) do que a média de afinidade positiva com seis segmentos de mercado, enquanto Emicida tem mais de 80% de afinidade com o segmento Games em relação à média das celebridades.

O protagonismo feminino também está em alta entre as negras. Das 150 mulheres pesquisadas, 16 são negras. Nove delas – Camila Pitanga, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento, Lucy Ramos, Pathy Dejesus, Rebecca Andrade, Sheron Menezzes e Taís Araújo – têm nota acima da média em 16 dos 25 atributos, incluindo Credibilidade, Formadoras de Opinião e Admiração. Nos atributos Especialista, Boa Porta-Voz, Carismática e Vida Saudável, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento e Rebecca Andrade estão no top 5.

Relação com a mídia e as marcas 

O estudo relembra que no ano passado houve um aumento de +197% do investimento publicitário da categoria de eventos sociais e culturais, um dos principais crescimento do período, e um exemplo desta categoria foi a Feira Preta, que chegou a sua 20ª edição, com realização no Memorial da América Latina, com exposições de empreendedores e shows musicais. Ainda sobre publicidade e relação com as marcas, 41% dos negros costumam seguir as marcas nas redes sociais, 43% fazem buscam na internet sobre os produtos que são anunciados enquanto assistem TV e 35% confiam na indicação de produtos pelas celebridades.

TV e publicidade 

Os negros ainda são minoria no jornalismo, tendo apenas 30% de representantes, segundo dados do Perfil do Jornalista Brasileiro em 2021. Já na publicidade, 31% das campanhas com negros são estreladas por celebridades. Telecomunicações e Higiene Pessoal e Beleza são os setores com a maior presença de negros em suas campanhas, aproximadamente 60%. Iza, Menor Nico, Paulo Vieira, Rebecca Andrade e Taís Araújo formam o top 5 das celebridades negras na mídia.

Potencial de consumo 

As marcas que conseguem criar conexão com o público negro geram potencial de consumo, com intenção de compra acima da média da população em diversos produtos como primeiro automóvel, apartamento ou casa, moto/scooter, tablet, videogame e TV conectada.

Kantar Crew 

A Kantar criou a Kantar CREW, um ERG global (grupo de recursos de funcionários) que reúne indivíduos de diferentes culturas, raças e etnias no trabalho. É um espaço seguro onde os colaboradores da Kantar podem ouvir, aprender e serem ouvidos, independentemente de sua formação.

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