Greve de roteiristas nos EUA chega ao fim após acordo com estúdios

Foto: Marcos Urupá

A diretoria do WGA Oeste e o conselho do WGA Leste decidiram nesta terça-feira, 26 por unanimidade, suspender a greve da categoria que já vigorava há 148 dias. A suspensão da greve começa a partir desta quarta-feira, 27.

Segundo o site americano Variety, a suspensão da greve aconteceu após a negociação de um acordo provisório com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP). O Sindicato dos Roteiristas fará uma série de reuniões com seus membros para discutir as minucias dos novos contratos que serão feitos com a AMPTP.

A decisão unânime de encerrar a greve ocorre dois dias depois em que os roteiristas e os estúdios de Hollywood concluíram com sucesso as negociações para um novo acordo de três anos em 24 de setembro. Após uma maratona de negociações, os dois lados conseguiram encontrar compromissos sobre os principais pontos de discórdia, incluindo IA generativa no processo criativo, requisitos mínimos de pessoal para salas de redatores e resíduos de streaming.

A proposta do novo contrato entre roteiristas e estúdios contém 94 páginas, e prevê entre outras cláusulas novos valores de remuneração, uma quantidade mínima de pessoal nas salas de roteiristas de TV e, o principal ponto, regras protetivas para o uso de inteligência Artificial (IA) no processo de escrita dos roteiros.

Nesse ponto, o que ficou definido foi:

Os textos literários não podem ser escritos ou reescritos por IA, assim como, qualquer material ou texto gerado por IA não pode ser usado para tirar o crédito ou direitos separados de um escritor.

Nenhuma empresa pode exigir que um redator use software de IA generativa, como ChatGPT, ao realizar serviços de redação. Agora, um redator pode .optar por usar IA ao realizar serviços de redação, se a empresa consentir e desde que o redator siga as políticas aplicáveis da empresa.

A empresa deve divulgar ao redator se algum material fornecido ao redator foi gerado por IA ou incorpora material gerado por IA, assim como, o sindicato dos roteiristas se reserva o direito de afirmar que a exploração de material de escritores para treinar IA é proibida pelo MBA ou outra lei. "Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores dos membros", disse o WGA em um comunicado anunciando o acordo provisório no domingo, informa o site Variety.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui