Produções nacionais "Califórnia" e "As Fábulas Negras" concorrem a prêmios no Ventana Sur

O Brasil terá representantes nas duas únicas premiações do evento, promovido em parceria pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Visuais (INCAA), da Argentina, e pelo Mercado do Filme do Festival de Cannes entre os dias 1º e 5 de dezembro.

A seção Primeiro Corte, que teve programação selecionada pelo diretor geral do Cinéfondation (Fundação de Cinema) do Festival de Cannes, Georges Goldenstern, apresentará o longa-metragem de estreia de Marina Person, "California". Já na seção Bloody Work in Progress, dedicada ao cinema fantástico, o concorrente é o longa "As fábulas negras", composto por curtas-metragens dos cineastas Rodrigo Aragão, José Mojica Marins, Petter Baiestorf e Joel Caetano.

Em ambas, os filmes concorrem a uma série de prêmios oferecidos por empresas parceiras, incluindo, além de prêmios em dinheiro, a compra de direitos de exibição no exterior e apoios para mixagem e edição de som, legendagem, pós-produção, correção de cor e outros serviços.

Transmídia

A SP Cine firmou parceria com o INCAA para levar dois projetos de longa-metragem do Edital de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais 2013 ao Interactuar: Nuevas Ventanas Transmedia, braço transmídia do Ventana Sur.

"Zica e os Camaleões", da Cinema Animadores, e "Dentes", da Massa Real Produções Cinematográficas, participarão das rodadas de pitching junto a outros seis projetos latino-americanos. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e serviços.

Programa de Apoio

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União divulgou os nomes dos representantes das 25 empresas contempladas pelo Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios. Foram beneficiadas as empresas Gata Cine Produções, representada por Carolita Lamas; Duas Mariola Filmes, de Marina Meliande; Klaxon Cultura Audiovisual, representada por Beatriz Carvalho; Truque Produtora de Cinema, representada por Sylvia Abreu; Panda Filmes, representada por Beto Rodrigues; Kinotv, representada por Diogo Magalhães Pereira dos Santos; Pironauta, representada por Frederico Mendina; Cineramabc, Barbara Sturm; Imagem-Tempo, representada por Daniela Santos; Plano 3 Filmes, representada por Paula Gomes; Superfilmes, representada por Patrick Leblanc; Prodigo Films, representada por Camila Groch; Trio Studio, representada por Luciano Mathias P.A. Junqueira; Refinaria Filmes, representada por Carolina Dias; Raccord Produções, representada por Marcos Antônio Spilere Pieri; Sambaqui Cultural, representada por Joana Nin; Urca Filmes, representada por Leonardo Jasmim Edde; Radiante Filmes, representada por David Yale Meyer; Eh Filmes, representada por Maria Elisa Tolomelli Paes; TV Zero Cinema, representad apor Vitor Costa Leite; Realizart Produção Audiovisual, representada por Fernanda Teodoro Viana; Crug Filmes, representada por Luiz Adelmo Fernandes Manzano; Bubbles Project, representada por Tatiana Leite; Sala 12 Produções Artísticas, representada por Maria Julia Thiede Iudice; e Filmes que Voam, representada por Chico Faganello.

De acordo com o regulamento do Programa, os produtores selecionados vão receber, cada um, apoio no valor de R$ 2 mil para viabilizar efetivamente sua participação no Ventana Sur.

Coprodução

Durante o período do Ventana Sur, a ANCINE promoverá o 2º Encontro de Coprodução Brasil-Argentina-Uruguai, com o apoio do INCAA e do ICAU, instituições correlatas nos dois países sulamericanos. A ideia é possibilitar maior conhecimento e intercâmbio entre produtores que tenham projetos de obras audiovisuais com potencial de realização em regime de coprodução entre os três países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui