O IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital, anuncia o lançamento do "Guia de Acessibilidade para Conteúdo no Digital". O material, elaborado em parceria com a Sondery, consultoria de acessibilidade criativa para projetos e campanhas inclusivas envolvendo pessoas com deficiência, tem como objetivo fornecer orientações sobre práticas inclusivas e acessíveis no digital para profissionais e marcas do segmento.
O "Guia de Acessibilidade para Conteúdo no Digital" aborda aspectos fundamentais sobre esse assunto, desde conceitos sobre diversidade e deficiência até ações para combater o capacitismo e pontos de atenção na construção de peças publicitárias. O material ainda destaca os três pilares essenciais para tornar um conteúdo digital mais acessível, sendo eles: audiodescrição, tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legendas. Esses recursos, quando aplicados desde a concepção do conteúdo, garantem a entrega de informações com qualidade e acessibilidade a um público mais amplo, abrangendo pessoas com deficiência visual, auditiva ou outras necessidades específicas.
O documento também oferece insights para a criação de peças publicitárias acessíveis, incentivando o uso de recursos integrados organicamente ao conteúdo e destacando a importância de fatores como a quantidade e velocidade da fala, enquadramento de cena, trilha sonora, animações e motion para garantir a efetividade dessas práticas.
O Guia é voltado para profissionais de marketing, publicidade, comunicação e todos que buscam construir um ambiente digital mais inclusivo e diverso e está disponível na íntegra no site do IAB Brasil.