Anatel quer tornar as caixinhas de IPTV piratas ruins para desencorajar consumidor

Com 20 dias desde a divulgação oficial, o bloqueio administrativo das TV boxes piratas – chamadas de caixinhas de IPTV – já está sendo operacionalizado e tem surtido efeito, garante o presidente da Anatel, Carlos Baigorri. A ideia é tornar a experiência instável e sem confiabilidade. Tanto que há pessoas entrando no site da agência para reclamar que o streaming ilegal está fora do ar, como se fosse um serviço legítimo.

"Já está tendo bloqueio de TV box e já tem usuário reclamando na Anatel de que o TV box dele parou de funcionar, então está recebendo uma rejeição da população", contou o presidente da agência em uma rápida coletiva de imprensa na Mobile World Congress nesta terça-feira, 28. "Ele [o usuário] está ligando para nós para reclamar de algo que a gente fez de propósito", contou. 

No entendimento de Baigorri, além de mostrar que havia uma normalização do uso ilegal dessas caixinhas, a situação inusitada indica que a indisponibilidade estaria começando a gerar rejeição ao IPTV pirata para a população. Ainda que os próprios serviços piratas entrem em um jogo de "gato e rato", subindo novos IPTVs a cada derrubada. 

"Sabe qual é a nossa expectativa? Vamos criar a experiência de uso do TV box tão ruim que ninguém mais vai querer comprar", argumentou ele a jornalistas. Para o presidente da Anatel, a medida vai criar uma sensação de que o uso é errado ao prejudicar a experiência para o usuário. Apesar de a medida já estar valendo, não há nenhum relatório ou levantamento a respeito dos bloqueios, disse Baigorri. Lembrand que o foco da Anatel é bloquear as caixas não homologadas pela agência.

4 COMENTÁRIOS

    • sem falar que tudo no brasil tem que ter taxas elevadas impostos entregando para o consumidor final um produto com um valor muito além do que realmente vale o produto. os veículos são exemplos fortíssimos disso.

      As operadoras de tv por assinatura não vão longe com esse quesito tbm.

      sem falar que não pode ter concorrência.

  1. O ruim da ANATEL é que para tentar barrar um produto quer desmoralizar outro. as caixinhas não é o problema ela é só o meio utilizado. Fica parecendo que não conseguem chegar ao foco e tenta combater o meio utilizado, pode ser eficiente mas será que as caixinhas tem que ser penalizadas?

  2. Eu amo acompanhar o jornal TelaViva mas quanto ao teor do que se trata a acabar com a pirataria acho que é algo muito complexo. É necessário combater a fonte ao invés de atacar consumidor. Outro detalhe importate é que em países se primeiro mundo não vemos os famosos camelôs ja que os produtos originais conseguem ser acessiveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui