Já está disponível no Brasil um transmissor digital para a faixa de VHF alto, ao contrário do que afirmou este noticiário. Trata-se do equipamento da Screen Service que até o momento é o único homologado pela Anatel.
De acordo com o engenheiro responsável da Screen Service, Paulo Damasceno, já foram vendidos quatro equipamentos, sendo um deles para a Globo em Minas Gerais. Alguns radiodifusores concordaram em ocupar a faixa de VHF alto – que vai dos canais de 7 a 13 – embora a transmissão para dispositivos móveis ainda não seja possível.
O engenheiro da Screen Service explica que a impossibilidade está nos dispositivos móveis cujas antenas não captam o sinal digital na faixa de VHF. Isso acontece porque os aparelhos deveriam ser muito grandes para suportarem uma antena capaz de captar o sinal de faixas mais baixas.
Em relação a outras funcionalidades da TV Digital, como a multiprogramação e a interatividade, Damasceno garante que o equipamento está preparado. O recurso da interatividade é fornecido por outro equipamento e o transmissor da Screen Service está preparado para ser integrado a ele. "Todos os features que existem no UHF continuam tendo no VHF", garante ele.
Preço
Segundo Paulo Damasceno, o preço do produto ainda é um pouco mais caro que o transmissor em UHF. Isso porque, como a demanda está apenas no começo, a empresa não produz nacionalmente. "Está um pouquinho mais caro porque a demanda é muito pequena e não fabricamos no Brasil. Na Itália já existe essa linha pronta, mas com a demanda a gente começa a fabricar no Brasil", afirma ele.