Anatel lança portal adaptado ao consumidor

Quem navega pelo site da Anatel sabe que é difícil encontrar a informação que se deseja. Pior ainda é para o consumidor que não está habituando à sopa de letrinhas em que a Anatel transformou o setor de telecomunicações.

Pensando nisso, a agência lança a partir desta sexta, 31, o Portal do Consumidor que pode ser acessado pelo endereço www.anatel.gov.br/consumidor. Como explica a superintendente de Relações com o Consumidor, Elisa Peixoto, o portal contém as mesmas informações disponíveis no site da Anatel, mas não aborda os assuntos com os termos técnicos. "TUP no portal chama orelhão, SCM chama banda larga", exemplifica ela.

No portal do consumidor, o internauta tem acesso às metas de qualidade, ao desempenho das empresas em relação ao atendimento medido pelo Índice de Desempenho Atendimento (IDA), e aos dados sobre reclamação na agência. Além disso, o consumidor poderá se informar sobre os seus direitos, sobre os canais de atendimento possíveis para uma reclamação (Procons, Juizados Especiais e Anatel).

Com a disponibilização das metas de qualidade, a ideia é que os consumidores possam pesquisar qual é a empresa melhor posicionada na sua cidade – embora os dados discriminados por municípios não tenham sido inseridos no novo hotsite, eles podem ser acessados em uma apresentação disponibilizada no portal.

Ainda não é possível, contudo, encaminhar uma reclamação através do portal. Há um link que direciona o usuário ao sistema Focus – Suporte de Atendimento aos Usuários – dentro do próprio site da Anatel. O que a agência pretende fazer, como explica a superintendente Elisa, é criar uma tela mais amigável para o usuário encaminhar a sua reclamação através Portal do Consumidor – o que, entretanto, ainda não tem prazo para ser feito.

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