SescTV exibe "Piripkura", documentário inédito sobre os indígenas nômades Packyî e Tamandua

No próximo sábado, dia 5 de junho o SescTV exibe, às 22h, o documentário "Piripkura", dirigido por Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge. A produção inédita na TV acompanha uma incursão na floresta amazônica em busca de Packyî e Tamandua, indígenas nômades remanescentes do povo Piripkura que sobrevivem na mata até os dias atuais, em um território cercado por fazendas e explorado por garimpos e madeireiras.

Uma expedição da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, liderada pelo servidor Jair Candor, localizou pela primeira vez em 1989 os indígenas Packyî e Tamandua, acuados em um fragmento da floresta amazônica, em Rondônia. A partir desse momento os encontros aconteceram nos anos de 1992, 2007, 2011 e, o mais recente, em 2016.

As expedições precisam ser feitas periodicamente porque localizar e monitorar vestígios comprovando que a dupla está viva, bem e ocupando seu território é o que permite manter a restrição de uso da área indígena, a única garantia de protegê-los.

"Piripkura" acompanha uma busca por Packyî e Tamandua, realizada com sucesso por Candor e seus dois colegas, também servidores da FUNAI. A incursão registrada pelo documentário aconteceu no ano de 2016, há seis meses do vencimento da interdição do território em que vivem os índios. "Esses caras vivem sem nada. Eles só querem uma tocha de fogo, um facão e um machado", explica Candor ao encontrar rastros da dupla nômade que se abriga em coberturas feitas com folhas de palmeiras, restos de fogueira e armadilhas para peixes, abandonadas. Segundo ele, os dois só precisam disso e da floresta preservada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui