Festival Internacional de Cinema Infantil acontece simultaneamente em seis cidades brasileiras

O FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil – acontece simultaneamente em seis cidades brasileiras. São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Aracaju, Natal e Salvador recebem cerca de 100 produções de 26 países – recorde desde a criação do evento, há 16 anos. Em São Paulo, a programação vai até domingo, dia 30. Depois, o Festival segue para o Rio, Niterói e Aracaju, onde permanece até dia 28 de outubro. Por fim, o FICI vai para Natal e Salvador, com agenda entre os dias 26 de outubro e 04 de novembro. A expectativa total de público é de 75 mil pessoas.

Com direção de Carla Camurati e Carla Esmeralda, o festival celebra outro recorde na edição 2018: as 170 produções brasileiras inscritas para o 11º Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Um comitê formado por Bruna Brasil, Luciano Vidigal e Zé Brandão selecionará os finalistas. Estes, serão exibidos em três mostras: "Histórias Animadas", com 11 filmes; "Histórias Curtas", com seis; e a "Mostra Teen", também com seis produções. Além das exibições, os projetos finalistas concorrem ainda a mais de R$70 mil em prêmios.

A programação deste ano abrange filmes de diferentes gêneros, formatos e temáticas – alguns deles são inéditos e terão suas primeiras apresentações oficiais durante o Festival. É o caso da animação chinesa "Aventuras dos Brinquedos", de Gary Wang, e da superprodução americana "Pé Pequeno", de Karey Kirkpatrick. Destaque absoluto na programação, o brasileiro "Tito e os Pássaros", que participou do festival francês de Annecy, em julho, e venceu a categoria de "Melhor Longa-Metragem Infantil" no Anima Mundi, em agosto, fará sua pré-estreia nacional no FICI. A produção nacional é de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto.

Além de sessões de cinema "tradicionais", o FICI promove ainda pré-estreias exclusivas com participações de diretores, sessões de dublagem ao vivo, mostras especiais, sessões com acessibilidade e exibições de filmes seguidas de debates. Em São Paulo, por exemplo, o Cinemark do Shopping Eldorado será palco para uma apresentação da animação russa "Fixies: Amigos Secretos" com a presença de um cientista para bater-papo com as crianças após a sessão nesta sexta, 28, às 10h30. Já às 10h45, no mesmo local, será exibido "O Touro Ferdinando", do diretor brasileiro Carlos Saldanha, em sessão acessível, isto é, com audiodescrição, legenda descritiva e libras. Sessões de dublagem ao vivo também aparecem na programação. No sábado, 29, haverá uma exibição do alemão "Meu amigo é uma girafa" no CineSesc Augusta, às 15h, com presença dos dubladores Fernanda Bullara e Ulisses Bezerra dando voz ao vivo aos personagens do filme.

Durante os dias de semana do festival os alunos de escolas públicas têm entrada gratuita no projeto social "A Tela na Sala de Aula". Para cada filme é desenvolvido um projeto pedagógico – que está disponível gratuitamente no site do festival – com atividades criadas a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação. Por fim, o FICI terá ainda sessões de curtas-metragens "Anima Mundi para Crianças", "Pequenos Que Nem Você", "8x Animação" e "Curtas Suíços" em parceria com o FIFF – Festival Internacional de Filmes de Fribourg.

O FICI tem patrocínio do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, BRDE, ANCINE e FSA e Cinemark; apoio institucional do Sesc São Paulo; e apoio do Telecine, Globo Filmes, TV Brasil, TV Escola, Naymar / CiaRio, ETC Filmes, DOT Cine, Mistika e TV Escola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui