O avanço das plataformas Fast

Não é novidade que plataformas de streaming on-demand, como Netflix e Globoplay, já são parte do cotidiano do brasileiro e ganham cada vez mais novos contornos a nível global com a chamada guerra dos streamings. No entanto, um ponto de discussão que vem ganhando cada vez mais força é o avanço das plataformas FAST, que são serviços de streaming de TV suportados por publicidade e que apresentam ofertas de conteúdos lineares.

* Lucas Mascarenhas é senior partner insights analyst da Parrot Analytics.

Considerando o mercado americano como benchmark, a oferta de conteúdos disponíveis nas plataformas FAST cresceu cerca de 61% entre 2023 e 2019, de acordo com os dados da Parrot Analytics. Durante esse mesmo período, a demanda dessas produções registrou um crescimento ainda maior, de 111%, mostrando que o FAST pode ser um ponto intermediário entre plataformas on-demand e canais lineares tradicionais, sendo uma oferta complementar às plataformas de SVOD.

Isso porque há diferença entre a oferta de conteúdos disponibilizados por esses dois modelos. Enquanto mais da metade dos títulos disponíveis em plataformas SVOD são recentes, tendo sido lançados nos últimos 5 anos, o inverso ocorre nas plataformas FAST, com os títulos tendo sido majoritariamente lançados há mais de 5 anos e com longos episódios. Além disso, enquanto as plataformas de SVOD tem como principal característica a exclusividade de seus conteúdos, cerca de 80% dos títulos disponíveis em uma plataforma FAST são não-exclusivos.

Ainda sobre o mercado americano, os gêneros podem contribuir para essa equação. No final de 2023, os conteúdos de ficção registraram o maior share de demanda nas plataformas SVOD, enquanto os conteúdos de não-ficção foram dominantes nas plataformas FAST. Enquanto o SVOD implica em uma maior intenção, o FAST apresenta um entretenimento mais passivo, fortalecendo canais customizados que são construídos em cima de um gênero ou de um sólido IP.

Parrot Analytics é líder em análise de entretenimento global. A empresa avalia conteúdo, talento e propriedade intelectual ao medir mais de 2 bilhões de data points em todo o mundo. Com base na demanda e a oferta de conteúdo, a Parrot Analytics pode determinar o valor de qualquer programa de TV ou filme em qualquer plataforma e em qualquer mercado. Os parceiros da Parrot Analytics usam esse conhecimento para melhor entender a oferta e a demanda global, a fim de valorar conteúdo e talento, impulsionar melhores decisões de produção, distribuição, aquisição e marketing, bem como aumentar e reter a base de assinantes de plataformas D2C. 

Para mais informações sobre a Parrot Analytics acesse: www.parrotanalytics.com

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