TV Cultura presta uma semana de homenagens a Lygia Fagundes Telles

A TV Cultura prestará uma semana de homenagens à autora Lygia Fagundes Telles, que faleceu no último domingo, dia 3 de abril, aos 98 anos. Serão exibidos grandes momentos de Lygia em sua programação, incluindo o "Roda Viva", o programa "Autor por Autor" sobre a escritora assinado por Maria Adelaide do Amaral e o documentário "Lygia, Uma Escritora Brasileira". 

Na terça-feira, dia 5, às 23h30, irá ao ar o documentário "Lygia, Uma Escritora Brasileira". Com depoimentos de personagens que pontuaram a história da escritora – como Jô Soares, Tati Bernardi e Ignácio de Loyola Brandão – e utilizando o vasto material de acervo da emissora, o filme leva ao telespectador características pouco conhecidas da autora, além de evidenciar a contemporaneidade de sua obra.

Na sexta, dia 8, às 23h30, será apresentado "Autor por Autor – Lygia por Lygia". Com direção de Paulo Markun e texto da escritora e dramaturga Maria Adelaide Amaral, o programa mistura interpretações das atrizes Eva Wilma e Regina Braga e do ator Luciano Chirolli com depoimentos inéditos de Lygia Fagundes Telles.

Já no sábado, dia 9, a partir das 23h30, o público irá rever o "Roda Viva" com Lygia Fagundes Telles, gravado em 1996. Na sequência, serão apresentados o "Vox Populi" com a escritora, à 1h, e o "Contos da Meia-Noite", às 2h.

A escritora foi um dos maiores expoentes da literatura do país e integrava a Academia Brasileira de Letras desde 1985. Conhecida como "a dama da literatura brasileira", Lygia recebeu o prêmio Camões em 2005 e o prêmio Jabuti em 1966, 1974 e 2001. A escritora também teve obras traduzidas para diversos outros idiomas. Como conselheira da Fundação Padre Anchieta por mais de 20 anos, deu importante contribuição à TV Cultura e as Rádios Cultura, com sabedoria e brilhantismo sempre à frente de seu tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui