Ancine e setor discutem prêmio adicional de renda

Um debate sobre o prêmio adicional de renda marcou o fim do Rio Seminaras nesta terça, 5, no Rio de Janeiro. Trata-se de um prêmio previsto tanto na MP 2.228-1, que criou a Ancine, quanto no anteprojeto de lei da Ancinav, que visa criar uma linha de fomento automático voltado a produtores, distribuidores e exibidores, conforme a performance de cada filme no mercado.
O evento contou com a presença de Gustavo Dahl, diretor-presidente da Ancine; Valmir Fernandes, presidente da Cinemark no Brasil; Marco Aurélio Marcondes, diretor da MA Marcondes/Europa Filmes; os produtores Diler Trindade e Luis Carlos Barreto; Jorge Peregrino, vice-presidente para a América Latine Caribe da UIP; e André Sturm, da Pandora Filmes.
Na introdução ao debate, o presidente da Ancine justificou a inexistência do prêmio adicional de renda aos entraves na implantação da agência. "Após três anos, o órgão ainda está em implantação", disse. Isso porque "a criação da Ancine gerou uma instabilidade no setor cinematográfico". E explicou: "Primeiro pela discussão na formulação da agência, depois pela transição de governo, seguido pelas discussões sobre a que ministério ficaria vinculada a Ancine e agora pela discussão sobre a Ancinav". Mas amenizou o discurso dizendo que "a situação já está estabilizada com o MinC".
Dahl disse que qualquer que seja o futuro da agência (Ancine ou Ancinav), o prêmio adicional de renda será instituído. Disse ainda que os recursos para criar o prêmio só aparecerão após as discussões com o setor, "quando soubermos o que queremos". "Não dá para 'botar' o prêmio no orçamento antes de definirmos do que se trata".

Ausência notada

O debate não contou com a presença de nenhum representante do Ministério da Cultura, nem mesmo na platéia, o que foi duramente criticado por Valmir Fernandes. "Não ter ninguém do MinC (no debate). É um desrespeito ao setor e à agência (Ancine)", disse. "E ainda dizem que ouvem todo o setor", completou. Além do executivo da Cinemark, vários participantes da platéia fizeram intervenções criticando a ausência do Ministério da Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui