Cinemateca de Curitiba recebe a 3ª Mostra Cinemas do Brasil

A Mostra Cinemas do Brasil está na sua terceira edição e será realizada na Cinemateca de Curitiba a partir de quinta-feira, 10 de março, terminando no domingo, 13. A partir das 19h, cada dia de mostra terá duas sessões de curtas, cada uma com um tema, mas sempre relacionadas ao tema maior da edição, Memorabilia dos Cinemas de Rua. A programação apresenta um panorama de filmes que buscam homenagear os cinemas de rua do país e que propõem uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em sua maioria, antes mesmo da pandemia, encontravam-se de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção. 

A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil intitulada "Quando a sala de projeção vira personagem" aconteceu de fevereiro a julho de 2019, em Curitiba e em mais de 40 cidades brasileiras, exibindo 24 filmes sobre cinemas de rua do país.

A terceira edição da Mostra Cinemas do Brasil intitulada "Memorabilia dos cinemas de rua" exibiu online 31 filmes e uma websérie sobre cinemas de rua, personagens de cinema e ações cineclubistas do país, no período de 1º a 31 de outubro de 2021, com programação paralela também no site da 3ª Mostra Cinemas do Brasil. O evento contou com exibições nas TVs públicas (TVPE, TVU, TVE Bahia e Aperipê TV), incluindo recortes de filmes nordestinos, baianos e pernambucanos integrantes das edições anteriores da mostra. Sessões presenciais no Brasil, nas cidades de Jacobina/BA (Cineclube Payaya), Rio de Janeiro/RJ (Cinemateca do MAM) e Curitiba/PR (Cinemateca de Curitiba). Sessões no exterior, na cidade de La Paz – Bolívia (CCBB- Centro Cultural Brasil Bolívia). 

O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. com produção da Memorabilia Filmes. A curadoria da terceira edição será realizada por Eudaldo Monção Jr., diretor dos filmes "Cine Rio Branco", "Recordações de Ontem", "Os Cinemas do Brasil em Tempos de Pandemia" e "Os Cinemas de Rua de Aracaju" e por Priscila Urpia, curadora integrante do Coletivo #CineRuaPE, Cineclube CineRua e do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui